Conheça As Vidas e Mortes de Frankenstein, lançamento da paulistana Jeanette Rozsas pela Geração Editorial.
As Vidas e Mortes de Frankenstein
Jeanette Rozsas
Geração Editorial
ISBN: 978-85-8130-327-7
2015
176 páginas
Escapar da morte, viver para sempre… O que antes parecia apenas fantasia ou ficção científica, hoje está sendo procurado nos principais centros de pesquisa do mundo.
Neste romance, Jeanette Rozsas reúne personagens reais e ficcionais para tratar de uma questão polêmica: a fim de vencer a morte, a ciência pode passar por cima de tudo, até mesmo da moral e da ética?
Esse é o estranho vínculo que aproxima intimamente, mas em épocas diferentes, uma jovem pesquisadora brasileira trabalhando na Alemanha, três importantes escritores ingleses do século XIX e um famoso alquimista do século XVII e seu ingênuo discípulo.
As vidas e as mortes de Frankenstein é um engenhoso romance feito de camadas, com fundo biográfico, ambientado em três épocas diferentes, cada qual com sua linguagem específica. No cruzamento da vida atribulada de personagens reais e ficcionais, um tema se destaca: a luta obstinada da ciência e da medicina contra a morte.
No primeiro plano narrativo, temos a jovem médica e cientista brasileira Elizabeth Medeiros trabalhando com transgenia num avançado centro de pesquisas alemão. Elizabeth está deslumbrada com as conquistas da ciência e da tecnologia no Primeiro Mundo. Mas também está muito preocupada com as possíveis transgressões bioéticas que as pesquisas com o corpo humano parecem exigir.
No segundo plano narrativo, temos os geniais escritores ingleses Lord Byron, Mary e Percy Shelley, escandalizando a opinião pública europeia do século 19. Durante uma viagem de férias, da qual participou também o médico John William Polidori, Byron lançou ao grupo um desafio: cada um deveria escrever uma história de horror. Assim surgiram dois clássicos da literatura: Frankenstein, de Mary Shelley; e O vampiro, de Polidori.
No terceiro plano narrativo, temos no século 17 o jovem Max Muller e seu mestre, o famigerado alquimista Johann Konrad Dippel, buscando secretamente o elixir da vida eterna. Dippel morou na Vila Nieder-Beerbach, no Castelo Frankenstein (nome da família que construíra o castelo), onde trabalhou arduamente para desvendar os segredos da natureza, entre os quais o mais assustador: a criação da vida.
Durante o processo de construção do romance, Jeanette Rozsas consultou extensa bibliografia. Essa pesquisa cuidadosa legitima não apenas os personagens não ficcionais, mas também o conhecimento alquímico, os atuais progressos científicos e os meandros da bioética.
As vidas e as mortes de Frankenstein entrelaça de maneira fascinante as tramas Elizabeth, Mary Shelley e Dippel, tornando íntimas do leitor suas reflexões e inquietações mais profundas. A narrativa segue em ritmo intenso, propondo questões complexas e culminando num desenlace surpreendente.
Sobre a autora
Jeanette Rozsas é escritora paulistana, autora de muitos livros de sucesso, entre eles os aclamados Kafka e a marca do corvo; A autobiografia de um crápula e Morrer em Praga. Ganhou diversos prêmios literários. Foi finalista do prêmio Jabuti 2003, com o livro Edgar Allan Poe – O mago do terror.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)
Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.