24 de julho de 2009

Crepúsculo (Twilight) - Stephenie Meyer

Nem vou contar como conheci Crepúsculo porque talvez muita gente já saiba: foi pela capa! Estava eu lá na livraria há mais de um ano atrás e me dei de cara com um livro de capa preta brilhante com uma maçã... e o nome do livro com letras prateadas. Pronto! Tive que parar pra ver do que se tratava... Ah! É isso! Acabei comprando o livro e devorando-o em 3 noites. Passei pro segundo: mais 3 noites. “E, cadê o terceiro? Quando vai sair o quarto?” – essas foram minhas perguntas na época.

A simbologia presente na capa do livro é bem interessante: mãos alvas oferecendo uma maçã vermelha, ou seja, “o fruto proibido”. A maçã (Bella, a mortal) oferecida a Edward (o vampiro). E o fundo preto representa o lado negro e escuro dos míticos vampiros. Basta notar que todas as capas são pretas com alguma coisa branca e vermelha: o lado negro, obscuro, a pele branca do vampiro (e de Bella) e o vermelho sangue (que representam a tentação e o perigo) – um contraste absoluto!

Well, vamos ao livro!
E pare de ler por aqui se você não quer saber sobre a história toda...

Crepúsculo é envolvente. A história é inovadora uma vez que os vampiros que passamos a conhecer não têm medo de crucifixos, entram em igrejas se for preciso, não temem alho e nem estacas... (apesar dessas os ferirem). E o melhor de tudo: podem sair durante o dia, na luz do Sol. Não dormem durante o dia e muito menos de noite - não espere encontrar algum caixão... como diria Edward: “Mito!”. O vampiros são despojados, belos e extremamente atraentes. Alguém alguma vez parou pra pensar nas presas deles com sangue escorrendo pela boca? Não. No livro não dá tempo nem para pensar nisso simplesmente porque a família Cullen é perfeita! Daí é muito fácil se apaixonar pelos vampiros “bonzinhos” e “vegetarianos” de Twilight. Bella é uma mortal desastrada – típico de muitas adolescentes (bom, eu não sou mais adolescente mas tb sou bem desastrada...rsrsrs).

A história cola facilmente. Vira vício com o tempo. Tem todos os ingredientes para um romance: Edward Cullen é um vampiro bonito, charmoso, rico (extremamente rico!), forte e apaixonado por Bella, a mortal (e ela poderia muito bem ser sua refeição – sabe aquela história de “não brinque com a comida!” ?). Bella Swan é uma garota normal, branquela, desastrada mas responsável. Afinal de contas, ela cuida da mãe destrambelhada e depois passa a cuidar também do pai solitário.

Minhas impressões sobre Crepúsculo: Adorei! A história é bem água com açúcar, com alguns momentos hilários e outros "um tiquinho" violentos. A gente se prende mais pela sensação do “e agora?”.

A adaptação para o cinema estreiou em 21/11/08 e foi sucesso de bilheteira. Eu fui à pré-estréia e confesso que tive que voltar ao cinema semanas depois para revê-lo pois mal consegui assistir na primeira vez... nunca havia pegado uma sessão de cinema com fâs enlouquecidas! O DVD duplo já está à venda com extras e cenas excluídas – tudo de bom!



Crepúsculo (Twilight)
Autora: Stephenie Meyer
Twilight Serie – Volume 1 (2005)

Editora: Intrínseca
ISBN: 9788598078304
Origem: Nacional
Ano: 2008
Edição: 1
Número de páginas: 416
Acabamento: Brochura
Formato: Médio


- Sinopse:

Crepúsculo poderia ser como qualquer outra história não fosse um elemento irresistível: o objeto da paixão da protagonista é um vampiro.
Assim, soma-se à paixão um perigo sobrenatural temperado com muito suspense, e o resultado é uma leitura de tirar o fôlego - um romance repleto das angústias e incertezas da juventude - o arrebatamento, a atração, a ansiedade que antecede cada palavra, cada gesto, e todos os medos.
Isabella Swan chega à nublada e chuvosa cidadezinha de Forks - último lugar onde gostaria de viver. Tenta se adaptar à vida provinciana na qual aparentemente todos se conhecem, lidar com sua constrangedora falta de coordenação motora e se habituar a morar com um pai com quem nunca conviveu. Em seu destino está Edward Cullen.

Ele é lindo, perfeito, misterioso e, à primeira vista, hostil à presença de Bella o que provoca nela uma inquietação desconcertante. Ela se apaixona. Ele, no melhor estilo "amor proibido", alerta: Sou um risco para você. Ela é uma garota incomum. Ele é um vampiro. Ela precisa aprender a controlar seu corpo quando ele a toca. Ele, a controlar sua sede pelo sangue dela. Em meio a descobertas e sobressaltos, Edward é, sim, perigoso: um perigo que qualquer mulher escolheria correr.

Nesse universo fantasioso, os personagens construídos por Stephenie Meyer - humanos ou não - se mostram de tal forma familiares em seus dilemas e seu comportamento que o sobrenatural parece real. Meyer torna perfeitamente plausível - e irresistível - a paixão de uma garota de 17 anos por um vampiro encantador.

__________

- As melhores passagens do livro, em minha opinião:

"- Sem sangue, sem crime." (Edward -pag 55)

" - Será mais "prudente" para você não ser minha amiga. Mas estou cansado de tentar ficar longe de você, Bella" (Edward - pag 73)

"- E se eu não for um super-herói? E se eu for o vilão? (Edward - pag 81)

"De três coisas eu estava convicta.
Primeira, Edward era um vampiro.
Segunda, havia parte dele -e eu não sabia que poder essa parte teria - que tinha sede do meu sangue.
E a terceira, eu estava incondicional e irrevogavelmente apaixonada por ele" (Bella - pag 157)


"- Sempre digo à você o que estou pensando.
- Você edita. - acusou ele" (Edward e Bella - pag 160)

"- E então o leão se apaixonou pelo cordeiro... - murmurou ele.
- Que cordeiro imbecil - suspirei.
- Que leão masoquista e doentio." (Edward e Bella - pag 217)

"- Não é para ser assim? - ele sorriu - A glória do primeiro amor, essas coisas. É inacreditáve, não é, a diferença entre ler sobre uma coisa, vê-la em fotos, e experimentá-la?" (Edward )

"- Por quase noventa anos andei entre os meus e entre os seus... O tempo todo pensando que eu era completo comigo mesmo, sem perceber o que procurava. E sem encontrar nada, porque você ainda não estava viva." (Edward - pag 240)

"- Quer que eu cante para você dormir?
- Ah sei, - eu ri - como se eu pudesse dormir com você aqui!" (Edward e Bella - pag 241)

"-Seus instintos humanos... - comecei. Ele esperou. - Bom, você me acha atraente "nesse" sentido, afinal?
Ele riu e desarrumou de leve o cabelo quase seco.
- Posso não ser humano, mas sou um homem. - garantiu-me ele. (Bella e Edward - pag 245)
"- Você cheira tão bem na chuva - explicou ele.
- De um jeito bom ou de um jeito ruim? - perguntei com cautela.
Ele suspirou.
- Os dois, sempre os dois." (Bella e Edward - pag 282)

"- O Crepúsculo, de novo - murmurou ele - Outro fim. Mesmo que o dia seja perfeito, sempre tem um fim.
- Algumas coisas não precisam terminar - sussurrei, tensa de imediato.
Ele suspirou." (Edward e Bella - pag 387)

"- Olhe - eu disse - Eu o amo mais do que qualquer coisa no mundo. Isso não basta?
- Sim, basta - respondeu ele, sorrindo - Basta para sempre." (Bella e Edward - pag 389)

Impossível não se apaixonar por esta série...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...