Eu não poderia deixar de colocar um tópico sobre uma das minhas escritoras prediletas: Jane Austen. A partir de hoje, vira e mexe, postarei alguma coisa sobre as obras de Jane, esses maravilhosos clássicos da literatura inglesa que acabaram virando mini-séries e filmes. E olha que não faltam adaptações para as telinhas e telonas!!! A BBC é campeã nas adaptações para mini-séries. Vamos lá!!!
- Jane Austen, A Escritora:
Jane Austen (16 de Dezembro de 1775 - 18 de Julho de 1817) foi uma escritora inglesa proeminente, considerada por alguns como a segunda figura mais importante da literatura inglesa depois de Shakespeare. Ela representa um exemplo de uma escritora cuja vida sem grandes sobressaltos em nada reduziu a estatura da sua ficção. Nasceu na casa da paróquia de Steventon, Hampshire, Inglaterra, tendo o pai sido sacerdote e vivido a maior parte de sua vida nesta área. Ela teve seis irmãos e uma irmã mais velha, Cassandra, da qual era muito íntima. O único retrato conhecido de Jane Austen é um esboço colorido feito por Cassandra, que se encontra agora na National Gallery em Londres, Inglaterra. Os seus irmãos, Frank e Charles serviram na Marinha, tendo se tornado almirantes. Em 1801 a família mudou-se para Bath. Com a morte do pai em 1805, Jane, sua irmã e a mãe mudaram-se para Chawton, onde o seu irmão lhes tinha cedido uma propriedade (uma cottage). Esta casa está hoje aberta ao público. Jane nunca se casou; foi noiva de um rapaz muito mais novo que ela, Harris Bigg-Wisley, mas mudou de opinião. Tendo-se estabelecido como romancista, continuou a viver em relativo isolamento, na mesma altura em que a doença a afecta. Pensa-se que ela poderá ter sofrido de doença de Addison, cuja causa era então desconhecida. Viajou até Winchester para procurar uma cura mas faleceu ali, tendo sido sepultada na catedral.
- Obras:
Lady Susan (1794, 1805)
Razão e Sensibilidade (Sense and Sensibility) (1811)
Orgulho e Preconceito (Pride and Prejudice) (1813)
Mansfield Park (1814) Emma (1815)
Abadia de Northanger (Northanger Abbey) (1818)
póstumo Persuasão (Persuasion) (1818)
póstumo Sir Charles Grandison (sua única peça teatral, escrita provavelmente em 1791 ou 1792 e publicada somente em 1980)
- Obras inacabadas
The Watsons (1804)
Sanditon (1817)
- Juvenília
Love and Freindship [sic] (1790)
The History of England (1791)
The Beautifull Cassandra [sic] (?)
- Representações na televisão e no cinema:
Suas obras foram por diversas vezes adaptadas para a grande e pequena tela.
1) Orgulho e Preconceito (Pride and Prejudice)
- Primeira adaptação em 1940, com Greer Garson e Laurence Olivier nos papéis principais. Venceu o Oscar de Melhor Direção de Arte em 1941.
- Adaptação para a minissérie para a televisão pela BBC de Londres, estrelando Jennifer Ehle, como Elizabeth Bennet, e Colin Firth, como Mr. Darcy. Esta minissérie é considerada por muitos como a melhor e definitiva adaptação do livro para a mídia televisiva e de cinema.
- Sua mais recente adaptação, de 2005, tem no elenco Keira Knightley, Matthew Macfadyen, Rosamund Pike, Jena Malone, Donald Sutherland, Brenda Blethyn, entre outros. Em 2006 foi indicado a 4 Oscars, 3 BAFTA e 2 Globos de Ouro (entre outros), o diretor levou o BAFTA de nova promessa para o cinema.
- Bollywood produziu em 2005 uma versão musical inspirada no romance chamada "Bride and Prejudice" ("Noiva e Preconceito" fazendo o trocadilho em inglês entre "pride" e "bride"), dirigida por Gurinder Chadha.
2) Razão e Sensibilidade (Sense and Sensibility)
Há cinco adaptações, sendo que a mais conhecida é a versão cinematográfica de de 1995, dirigida por Ang Lee. Contou no elenco com Emma Thompson, Kate Winslet, Hugh Grant e Alan Rickman. Ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado em 1996.
- Está em pré-produção "Sense and Sensibilidad", versão latina dirigida por Fina Torres.
3) Persuasão (Persuasion)
Há quatro adaptações conhecidas do romance, todas para a televisão:
- 1960, Reino Unido, dirigida por Campbell Logan;
- 1971, Reino Unido, dirigida por Howard Baker;
- 1995, EUA, dirigida por Roger Michell (considerada pelo Internet Movie Data Base como a melhor adaptação até o momento);
- 2007, EUA, dirigida por Adrian Shergold.
4) Emma (Emma)
Há várias adaptações deste romance, mas a mais conhecida é a de 1996, dirigida por Douglas McGrath e estrelado por Gwyneth Paltrow, James Cosmo, Alan Cumming e Toni Collette.
5) Palácio das Ilusões (Mansfield Park)
O Internet Movie Data Base lista três adaptações de "Mansfield Park" para TV ou cinema.
A única adaptação cinematográfica é de 1999, EUA, dirigida por Patricia Rozema.
As outras adaptações foram feitas para a TV.
6) Northanger Abbey: A Abadia de Northanger
As duas adaptações conhecidas foram produzidas para a TV, uma em 1986 (dirigida por Giles Foster, co-produção EUA/Reino Unido) e a outra em 2007 (dirigida por Jon Jones, EUA).
7) Becoming Jane* (Amor e Inocência)
Filme sobre a adolescência e início da vida adulta de Jane Austen, o qual dá ênfase ao seu suposto amor com Thomas Langlois Lefroy, este que teria inspirado Jane em seus romances. O filme chegou as locadoras em 2008 e no elenco estão Anne Hathaway, James McAvoy, Julie Walters, James Cromwell e Maggie Smith.
8) Miss Austen Regrets*
O filme retrata os últimos anos da escritora, que tenta ajudar a sobrinha a encontrar um marido. Ainda sem tradução no Brasil, o filme de 2008 mostra em forma de flash back, as possíveis decepções amorosas de Jane Austen. Dirigido por Jeremy Lovering
9) O Clube de Leitura de Jane Austen (The Jane Austen Book Club)
Cinco mulheres e um homem fazem parte de um grupo de leitura dos livros de Jane Austen, através do qual passam a aceitar melhor as mudanças ocorridas em suas vidas. Com Maria Bello, Emily Blunt, Lynn Redgrave e Maggie Grace. São seis membros do clube do livro, seis livros de Austen, seis histórias entrelaçadas durante seis meses no moderno e ocupado cenário de Sacramento, onde a cidade e o relaxado subúrbio encontram a beleza natural. Enquanto as histórias contemporâneas nunca tenham sido parecidas com as de Austen, as cinco personagens encontram semelhanças, prognósticos, sabedoria e conselhos sobre suas próprias trajetórias em meio as tão amadas narrativas de Austen.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jane_austen http://www.cinepop.com.br e outras fontes
________
Tive a oportunidade de assistir várias das adaptações acima, incluindo a biografia de Jane em "Becoming Jane". Neste digo que o filme é sutil e que com certeza Jane se identifica com as heroínas de seus livros. Agora, o melhor mesmo, mesmo, mesmo, é "Orgulho e Preconceito". É o que mais gosto, seguido de perto por "Persuasão". No caso de "Orgulho e Preconceito", você sabia que o personagem de "Mr. Fitzwilliam Darcy" inspirou a escritora Helen Fielding em seu livro "O Diário de Bridget Jones"? Não??? Pois é, para quem leu "O Diário de Bridget Jones" vai se lembrar de um tal de "Mark Darcy"... rsrsrs Recomendo SEMPRE ler Jane Austen.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)
Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.