Foi sem dúvida a obra de maior sucesso de Jane Austen, e é a que mais amo. E desta obra, não faltam adaptações para mini-séries e para o cinema.
A relação entre os personagens centrais é conflitante e ao mesmo tempo agonizante. Ele, Mr. Fitzwilliam Darcy, é um aristocrata. Sua aparência fria faz com que todos ao seu redor pensem que é um homem esnobe e orgulhoso. Já Elizabeth Bennet, uma das cinco filhas da família Bennet, é de origem mais simples, sem dotes, mas inteligente e perspicaz, apesar de também ser geniosa e um pouco orgulhosa também. Daí o nome da obra: "Orgulho e Preconceito". Ambos personagens centrais são orgulhosos e preconceituosos. Aonde está o preconceito? Bom, Fitzwilliam crê que Elizabeth e sua família não pertencem exatamente ao tipo de "sociedade" que ele nasceu (Preconceito? Orgulho? Bom, ambos.); seu medo reside no fato de que sua família e sua "sociedade" não vejam Elizabeth como a pessoa ideal e digna (isso fica intrínsico no livro). Quanto Elizabeth, ela é orgulhosa em suas atitudes e não dá ouvidos ao "outro lado da história" deixando-se enganar pelas "aparências". Ah, preconceito? Certo, Elizabeth é preconceituosa quanto à Darcy pois acredita que ele seja fútil e frio, desprovido de qualquer compaixão por pessoas de origem inferior a sua, resumindo: ela é preconceituosa quanto à classe social dele.
Aqui vai um resumo extraído do wikipedia:
Lizzy possui outras quatro irmãs, Kity, Lydia, Jane e Mary, nenhuma delas casadas, o que a Sra. Bennet, mãe de Lizzy, considera um absurdo. Quando o Sr. Bingley, jovem bem sucedido, aluga uma mansão próxima da casa dos Bennet, a Sra. Bennet vê nele um possível marido para uma das suas filhas. De fato, ele parece interessar-se bastante por Jane, sua filha mais velha, logo no primeiro baile em que ele, as irmãs e o Sr. Darcy, seu amigo, comparecem. Enquanto o Sr. Bingley é visto com bons olhos por todos, o Sr. Darcy, por seu jeito frio, é mal falado. Lizzy, em particular, desgosta imensamente dele, por ele ter ferido seu orgulho na primeira vez em que se encontram. A recíproca não é verdadeira. Mesmo com uma má primeira impressão, Darcy realmente se encanta por Lizzy, sem que ela saiba do fato. Muitas reviravoltas, ocorrrem a partir dai, e eis que surge um amor, nascido em meio à antipatia. Lizzy descobre a verdadeira face de seu amado, boa e nobre, e os segredos que o levam a ter este caráter duro, que é mal visto por todos, terminando em um grande amor entre os dois, o que causa grande admiração para ambas as famílias.
_____
Orgulho e Preconceito - A Obra:
Orgulho e Preconceito (ou, na versão original, "Pride and Prejudice") é um romance da escritora britânica Jane Austen, publicado em 1813. O livro foi escrito antes dela completar vinte e um anos, em 1796,com o título 'Primeiras Impressões' e recusado por um editor no ano seguinte. O texto, depois de revisado, foi finalmente editado em 1813 já com o novo nome, transformando-se no mais famoso romance da autora.
Tendo como personagem central Elizabeth, uma das cinco filhas de uma família de pequenos proprietários rurais, este livro revela os costumes de uma época onde o casamento representava, para uma mulher, a única possibilidade de ascensão social.
Com uma trama apaixonante, capaz de prender e envolver o leitor, Jane Austen retrata, com ironia e perspicácia, as relações sociais na Inglaterra do século anterior.
Considerado a obra prima de Jane Austen, Orgulho e Preconceito ganhou diversas versões para o cinema e televisão. A mais recente foi produzida em 2005, dirigida por Joe Wright, com interpretações de Keira Knightley e Matthew Macfadyen nos papéis principais.
- Sinopse:
A chegada de dois jovens, o rico e promissor Charles Bingley e seu amigo, o altivo e ainda mais rico Fitzwilliam Darcy à vila de Longbourn causa um grande alvoroço entre as moças da região. Especialmente na família Bennet, cujas cinco filhas, a bela Jane, a sensata Elizabeth, a culta Mary, a imatura Kitty e a desvairada Lydia, foram criadas com um único propósito na vida: encontrar um bom marido. Tudo que elas desejam são os intermináveis compromissos sociais, bailes e jantares. Um retrato fiel, divertido e inteligente da sociedade inglesa do início do séc. XIX. Os costumes, o amor, a condição da mulher, os preconceitos e o casamento são abordados de maneira simples e engenhosa neste livro, considerado uma das primeiras comédias românticas da história e uma obra-prima da literatura universal.
________
- Os Livros:
Existem várias publicações. Deixo abaixo algumas indicações:
Orgulho e Preconceito
Editora: Civilização Brasileira
Assunto: Literatura Estrangeira / Romance
ISBN: 8520007325
Ano: 2006
Edição: 1
Acabamento: Brochura
Formato: Médio
430 páginas
Orgulho e Preconceito - Edição Bilingue
Editora: Landmark
Assunto: Literatura Estrangeira
ISBN: 8588781387
ISBN-13: 9788588781382
Livro em português
Brochura: 16 x 23 cm
1ª Edição - 2008
400 páginas
Orgulho e Preconceito - Edição Bilingue
Editora: Ediouro (RJ)
Assunto: Infanto-Juvenis - Literatura Juvenil
ISBN: 8500017236
ISBN-13: 9788500017230
Livro em português
Brochura
1ª Edição - 2007
156 páginas
Orgulho e Preconceito
Editora: Francisco Alves
Assunto: Literatura Estrangeira / Romance
ISBN: 8526503480
ISBN-13: 9788526503489
Livro em português
Brochura: 14 x 21 cm
1ª Edição - 1997
404 páginas
Orgulho e Preconceito
Editora: Martin Claret
ISBN: 8572326308
ISBN-13: 9798572326307
Origem: Nacional
1ª Edição - 2006
Acabamento: Brochura
Formato: Médio
320 páginas
Ufa, deu trabalho juntar esse material todo e formatar.
Mas valeu a pena! Até que ficou bonitinho....
Fontes: http://pt.wikipedia.org e outras diversas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)
Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.