22 de julho de 2009

Pandora - Anne Rice


Eu li esse livro no ano passado. Até então nunca tinha me atentado às obras de Anne Rice e isso acabou sendo um novo “nicho” que descobri.
As narrativ
as são intensas e detalhadas, mas não cansativas (pois tem autor que tem o dom de me vencer pelo cansaço... rsrsrs).
Apaixonei-me por Pandora logo de cara: ela é bem resolvida e está além de sua é
poca. E logo em seguida me apaixonei fervorosamente por Marius... (agora só me falta ler “Sangue e Ouro” que conta um pouco mais sobra a “vida” ou “subvida” de Marius).
Esse livro é considerado como ficção-terror, mas mistura um pouco de tudo: amor, aventura, ódio, inveja e violência. Nele conhecemos um pouco mais da cultura da Roma antiga e do esplendor de Antioquia.

A narrativa começa em Paris, no século XX, onde o cronista David Talbot encontra-se com Pandora. David é um vampiro novato que foi designado para ser o cronista de seus companheiros mortos-vivos. Pandora é uma vampiresa de dois mil anos de idade e que foi a primeira vampira abraçada pelo grande Marius. David consegue persuadir Pandora a contar a história de sua vida.
A princípio Pandora fica relutante, mas então, com paixão crescente, começa a contar com detalhes a sua história – desde sua infância mortal no mundo de César Augusto, quando vivia com seu pai e irmãos, passando por sua fuga solitária após sua família ser dizimada, seu reencontro com Marius, sua transformação em imortal e sua existência de dois séculos ao lado de seu amor Marius. É uma fábula através das Eras, passando do Império Romano à França do século XVIII, e a Paris do século XX.
Pandora é bonita e culta; quando mortal adorava os escritores/estudiosos Ovídio e Petrônio (para muitos uma “blasfêmia” naquela época). É nesse mundo que ela se encontra com o belo e carismático Marius por quem logo se apaixona quando criança. Os anos passam e Pandora não se encontra mais com Marius. Além disso, se vê obrigada a fugir de sua terra Natal com medo de ser assassinada pelos conspiradores que mataram seu pai, irmãos, cunhadas e sobrinhos. Isso tudo sem contar com os recentes pesadelos que a assombram. E, nessa fuga, chega ao exótico porto de Antioquia, onde passa a viver secretamente. E é lá, em Antioquia, que reencontra de forma sinistra aquele que foi seu grande amor: Marius, agora um ser imortal e atormentado por ter se tornado um vampiro. Além disso, Marius tem um “dom” extremamente negro e perigoso e por isso tenta, sem sucesso, afastar Pandora de sua vida (ou melhor, de sua “morte” - perdão pelo duplo trocadilho!). Mas de nada adianta e eis que Pandora se torna imortal. Juntos passam a viver um grande e turbulento amor, sorvendo-se desse amor e da paixão em comum pela escrita, filosofia e artes. Durante dois séculos de imortalidade, numa intensa batalha de razão e paixão, os dois travam um declarado e doloroso duelo até que se separam tragicamente.


Como li em algum lugar certa vez, eu chamaria Pandora de a “Filha dos Milênios”, uma heroína de quase dois mil anos, criada pelo poderoso e maravilhoso Marius! (Bom, por minha exaltação já dá pra perceber que sou apaixonada por Marius...) ;-)


Vamos ao livro:



Pandora: Novos Contos Vampirescos
Autora: Anne Rice

 
Editora: Rocco
Assunto: Literatura Estrangeira
ISBN: 8532509428
Ano: 1995
Edição: 1
Acabamento: Brochura
Formato: Médio
208 páginas


Pandora é o primeiro livro da nova série de contos vampirescos de Anne Rice. Um presente para os fãs do estilo narrativo da escritora gótica que mais vende em todo o mundo. Seus personagens jogam estrategicamente com a sedução e esbanjam sagacidade, atravessando séculos de romantismo e mistério, numa luta dramática entre razão, prazer e paixão.O narrador deste romance é o vampiro David Talbot. A história começa no século XXI, tendo como cenário um lotado café parisiense. Lá a belíssima jovem Pandora - de pele de porcelana, olhos topázio e de inteligência incomum - é convidada por David e escrever sua história. Ela nos leva a viajar no tempo e relata, relutante a princípio e depois com incrível paixão, uma vida de mais de 2.000 anos.



Mas como sempre, a Editora lançou este ano a nova capa:
(parece que tá virando onda trocar as capas...)


É bonita, mas particularmente prefiro o jeitinho de "velharia" e "relíquia" da antiga capa vermelha... (e que tem tudo a ver com sangue!!!)

Fontes e sites interessantes para consulta:
http://www.annerice.com/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anne_rice

2 comentários:

  1. oootima analise

    me pilhei / ler
    estou lendo o vampiro armand e AMO o marius tbm *.*

    abração

    ResponderExcluir
  2. Marius é tudo de bom, não é mesmo?

    Bjs e bom fim de semana,
    Vick

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...