Relançamento...
Livro com uma proposta bem instigante...
O Convidado Surpresa
Autor: Grégoire Bouillier
Editora: Cosac Naify
ISBN: 9788575038123
Tradução: Paulo Neves
1ª edição / 2009
120 Páginas
- Sinopse:
· Se é possível conhecer uma época através de suas histórias de amor, O Convidado Surpresa (2004) é o retrato deste início de milênio.
Seu autor, o francês Grégoire Bouillier, se insere em uma tradição confessional que em nossos dias ganha a tendência à espetacularização da intimidade e a encenação pública do eu. O livro vem se juntar a Carta a D. (Cosac Naify, 2008), em que o filósofo e escritor André Gorz (1923-2007) narra sua paixão pela mulher, Dorine, nos quase sessenta anos em que viveram juntos. O convidado surpresa, por sua vez, é a história de uma única noite, a do encontro entre Bouillier e a artista conceitual francesa Sophie Calle.
A trama começa numa tarde fria de domingo, quando o telefone acorda o autor-narrador. Ele reconhece a voz da mulher que o abandonou cinco anos antes sem nenhuma explicação. Ela o convida para o aniversário de uma amiga que costuma celebrar a data chamando para a festa o número de pessoas correspondentes à sua idade e mais um, o convidado surpresa. Bouillier é o convidado surpresa da vez; a aniversariante é Sophie Calle. A relação, cujo início é narrado neste livro, terminou tempos depois com um e-mail enviado por Bouillier, que dizia na última linha: "prenez soin de vous" ("cuide de você"). A frase deu origem à famosa exposição de Calle, exibida na Bienal de Veneza em 2007, que reuniu depoimentos de 107 mulheres sobre a carta de rompimento. Depois de polêmicas e discussões, os dois se reencontram agora em uma mesa da FLIP 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)
Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.