1 de agosto de 2009

O Feitiço do Cálice de Pedra - John Dickinson

O Feitiço do Cálice de Pedra
(The Cup of the World)

Autor: John Dickinson


Editora: Arx
ISBN: 8575812068
Origem: Nacional
Ano: 2005
Edição: 1
Número de páginas: 383
Acabamento: Brochura
Formato: Médio


- Sinopse:

Desde a infância, a jovem Phaedra é assaltada por sonhos envolvendo um cavaleiro de negro. Prometendo-lhe devoção, ela recusa todos os seus pretendentes, até que um deles - o enigmático Ulfin, cuja família tem a reputação de dedicar-se a práticas mágicas - apresenta-se como o nobre por quem ela se apaixonou em suas noites de devaneio. Forçada a decidir entre o dever filial e uma paixão avassaladora, Phaedra nem sequer pode imaginar que sua decisão está fadada a desencadear um terrível conflito que abrangerá todo o reino, uma batalha da qual apenas quem dominar o poder do cálice de pedra sairá vitorioso. Rico de magníficas descrições de um cenário imaginado com influências medievais, este romance aborda, por meio da fantasia, os grandes temas da vida, superando todas as expectativas em mergulhos enlouquecedores, cheios de tensão e deslumbramento.

"No oitavo dia do nono ano, espere por mim neste lugar à oitava hora depois do meio-dia. Se eu vier nessa hora, darei a você toda a ajuda que puder. Se eu não vier, não há nada que eu possa fazer para ajudar."
(Ulfin para Phaedra)

- Sobre o Autor:
John Dickinson trabalhou no Ministério da Defesa Britânica, que lhe concedeu um ano sabático para dedicar-se à ocupação literária. Animado pelo sucesso mundial de O Feitiço do Cálice de Pedra, o autor escreveu uma seqüência, The Widow and the King (A viúva e o rei), que se passa muitos anos depois. Dickinson mora com a esposa e dois filhos nos arredores de Exeter, na Inglaterra.

_________

O Feitiço do Cálice de Pedra” é um romance de fantasia, uma história medieval com direito à batalhas, magia negra e lendas. É regada de guerra e submissão, romance e magia, mitos e segredos inconfessáveis.
A narrativa é um pouco diferente dos demais livros do gênero, os personagens são bem explorados e todos eles (todos mesmo) têm um lado sombrio a esconder.
Esse livro, com certeza, foi inspirado em "O Senhor dos Anéis" e "As Brumas de Avalon".

O Livro gira em torno da magia usada como subterfúgio para a realização de um desejo e, com isso, os personagens terão que lidar com as consequências dessa escolha.

A jovem Phaedra vivia tranquilamente com seu pai em seu castelo, nas terras onde nasceu. Mas desde muito criança é assaltada por sonhos onde aparece um jovem Cavaleiro Negro segurando um Cálice. Durante os sonhos, Phaedra conversa com esse homem misterioso e ambos partilham da água negra que brota desse cálice, bebendo-a. Na verdade, o Cálice é um objeto enfeitiçado capaz de realizar os desejos daqueles que o utilizam - mas tudo tem seu preço...
Vários pretendentes aparecem para desposá-la mas Phaedra os rejeita até que aparece o misterioso Ulfin, o tal cavaleiro negro, que veio exclusivamete para levá-la consigo para suas terras. Ulfin descende de uma família de reputação mal vista, pois acreditam que dedicavam-se as práticas de magia negra – além do medo, era um crime naquela época. Phaedra, já apaixonada, deve decidir entre o dever familiar e a paixão irresistível ao lado de Ulfin. Entretanto, a decisão de Phaedra leva a todos a uma guerra sem precedentes. Mistério, magia, amor, ódio e guerra são os ingredientes desta história medieval.

A narrativa é detalhada e as vezes vertiginosa. Em alguns momentos fiquei cansada, mas persisti na leitura. O livro é até interessante mas achei que o final deixou alguma coisa a desejar. Senti que a história se arrastou um pouco e só lá bem perto do fim deu uma acelerada e de repente “puf”: acabou o livro. Agora só me resta ler a continuação para ver aonde isso vai dar.
John Dickinson escreveu um segundo livro intitulado “A Viúva e o Rei” que é a continuação de “O Feitiço do Cálice de Pedra”.
A antiga capa do livro era muito sinistra mas não posso deixar de elogiar a nova capa que ficou uma gracinha, caindo bem para o contexto “medieval” desta história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...