22 de agosto de 2009

Os Noturnos - Flávia Muniz

Leitura da Semana

Acabei de ler... fresquinho na memória! Mais vampiros...

Gostei: leitura simples e rápida. É uma literatura juvenil que fala de "crescimento" e "escolhas" na vida.

Gostaria de uma continuação deste livro, pois queria saber o rumo que Hiram e André tomariam depois de tudo o que aconteceu...


Lá no finalzinho eu deixo um resumo do livro (quem decidir ler o livro, passe batido e finja que nem viu... rsrsrs) e depois deixo alguns trechos interessantes... só para aguçar!

Amor, terror, violência e sedução neste livro.



Os Noturnos
Autora: Flávia Muniz


Editora: Moderna
Col. Veredas
I.S.B.N.: 8516036154
Cód. Barras: 9788516036157
Reduzido: 138698
2ª Edição / 2003
208 Páginas



- Sinopse:

André é um garoto de 13 anos que desde pequeno tem uma atração pelo sobrenatural. Possui um misterioso livro que fala sobre os vampiros e rituais mágicos. O parque próximo a sua casa é a moradia de um grupo de vampiros, cujo líder se chama Hiram. Hiram se apaixona por Ana Paula, irmã de André, e se vê às voltas com Luke, membro da gangue que se rebela contra as regras do grupo. André conhece Hiram, que lhe explica o porquê de todo o seu interesse pelos vampiros. André seria um possível eleito, um futuro membro da sociedade deles. O garoto se empolga com a história, apesar do medo, e conhece melhor o mundo dos mortos-vivos e suas responsabilidades.
Luke vai juntando forças e planeja destruir Hiram, com as magias que ele aprende com um mestre oriental. Luke assume a forma de Hiram e tenta violentar Ana, que se mata. Depois de muitas peripécias, Hiram desaparece. O final mostra André, anos depois, seguindo em seu caminho de guardião, indo em busca do desaparecido mestre Hiram.


__________

- A Autora:

Flávia Muniz nasceu em Franca, São Paulo, em setembro de 1956. Tornou-se pedagoga, coordenadora pedagógica e orientadora educacional. Em 1984, lançou seu primeiro livro pela Editora Moderna, Fantasma só faz buu!, passando, desde então, a dedicar-se à Literatura Infantil. Em 1989, criou vários roteiros para o programa Bambalalão, da TV Cultura de São Paulo. Hoje tem 20 anos de carreira e mais de 3 milhões de livros vendidos.

Reportagem de revista Veja colocou Os Noturnos como o livro que foi mais lido nas bibliotecas públicas na década de 90.

Veja mais: Blog Insonia

__________

- Meu resumo:

André é um garoto de 13 anos que tem uma atração pelo “sobrenatural”, principalmente por histórias e filmes que envolvam as “criaturas da noite”. Em seu desejo de encontrar um vampiro de verdade, André começa a espionar o parque em frente ao apartamento onde mora sabendo que coisas estranhas acontecem por lá durante à noite. Ele crê que o parque é a morada de um grupo de vampiros.
André passa a fazer rituais de evocação e um dia encontra um misterioso livro na biblioteca.

Ana Paula, a irmã de André, é “enfeitiçada” por Luke, um vampiro muito mal mas é salva na "hora H" por Hiram, um poderoso e bonito vampiro, que é o líder dos vampiros da cidade. Hiram se apaixona por Ana Paula e André logo descobre que Hiram é um vampiro.
Logo, Hiram explica à André o porquê de seu interesse pelos vampiros. André seria o possível eleito como“guardião” de Hiram e um futuro membro da sociedade deles. André passa então a estudar e a conhecer um pouco mais sobre o mundo dos vampiros além de passar pelas provas de iniciação.
André passa a admirar Hiram mas teme pela vida de sua irmã, uma vez que eles estão namorando (e apaixonados). Mas Hiram promete que não lhe fará nenhum mal porque a ama.
Entretanto, Hiram enfrenta sérios problemas com Luke, pois ele é o vampiro malvado que se rebela contra as regras do grupo, colocando em risco não só o segredo da existência dos vampiros, mas também as vidas de Ana Paula e André.
Luke tem o poder de transmutar-se e após aprender um pouco mais sobre a técnica, Luke assume a forma de Hiram para vingar-se dele tentando violentar Ana Paula e transformá-la em vampira. Felizmente Ana Paula percebe a tempo que não se trata de Hiram e se suicida, evitando que um mal maior lhe aconteça.
Abatido e triste, Hiram alega inocência sobre o ocorrido mas André tem dúvidas quanto a sua inocência, deixando Hiram ainda mais arrasado. Hiram é acusado do crime mas consegue provar que Luke havia sido o responsável. Louco e descontrolado pela ira, Hiram desobedece às ordens de seu chefe e destrói um dos vampiros do clã que sabia da verdadeira história mas que não fez nada para impedir. Assim sendo, Hiram é banido do grupo mas não antes sem se encontrar com Luke para um confronto final.
Luke está transfigurado e enfraquecido pela transmutação mal feita e Hiram decide que mantê-lo “morto-vivo” nessa forma horrenda seria muito pior do que aniquilá-lo.
Banido e triste, Hiram então desaparece por um tempo. Anos depois André é novamente convocado pelo ancião do clã para voltar a estudar e para ser o guardião pois Hiram voltará em breve para ser o chefe e unir novamente o grupo dos vampiros.


(Obs.: A capa acima é a antiga)
__________

- Seguem alguns trechos interessantes:

“As fadas saem para dançar
Quando a lua está cheia e brilhante.”

Hiram


(bilhete de Hiram para Ana Paula - pag 87)
- E então, mãe? Uso qual? – Ana perguntou, mostrando que tinha domínio da situação e da conversa.
- Até sábado você decide – disse a mãe, achando graça naquela pressa toda.

- Por favor.. quero a sua opinião.
- Para encantar, o azul, para seduzir, o vermelho – avaliou a mãe, após um momento.
- Vou de vermelho. – decidiu Ana.

(Ana Paula e sua mãe - pag 95)

O beijo aconteceu num canto escuro da pista de dança e foi o início de uma aventura química que os arrastou num labirinto profundo, sem caminho de volta.
Ana Paula jamais conhecera algo tão intenso.

Hiram fora supreendido com o mais doce pesadelo.


(Hiram & Ana Paula - pag 120)
As regras do desejo são fáceis de entender.
Faça o que sentir,
Sinta até o fim.


As regras do desejo

São aprendidas em sua mente.

Faça o que quiser.

Faça até encontrar

Amor.


(poema - pag 133)
- A seus olhos somos verdadeiros monstros – afirmou Hiram.
- Você é um monstro? – perguntou André, encarando-o
Hiram sorriu. -
Primeiro notamos as diferenças que existem entre as pessoas e nós. Depois, começamos a notar as semelhanças. Para responder sua pergunta podemos fazer uma experiência.

- Uma experiência? – sobressaltou-se André.

- Sim. Uma regressão de consciência – explicou Hiram, levantando-se. (...)


(Hiram e André - pag 159)

5 comentários:

  1. esse livro é muito bom um dos melhore ....ele carrega uma emoção,e uma sedução ,que você quando começa ao ler não consegue mas parar...a amor sedução,perigo,sede,e outros eixos nesse livro...

    escuridão
    lua branca infinita
    tinge meus sonhos de sangue
    braços da noite maldita

    ResponderExcluir
  2. esse livro é muito bom um dos melhore ....ele carrega uma emoção,e uma sedução ,que você quando começa ao ler não consegue mas parar...a amor sedução,perigo,sede,e outros eixos nesse livro...

    escuridão
    lua branca infinita
    tinge meus sonhos de sangue
    braços da noite maldita

    ResponderExcluir
  3. Meu livro favorito, li milhares de vezes nas escolas que eu estudei, sei a história de cor

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito deste livro. Recentemente, indiquei - o como leitura aos meus discentes

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...