26 de setembro de 2009

A Prova Do Mel - Salwa Al-Neimi

Este foi o último livro que li. Meus comentários estão lá no finalzinho...

A Prova Do Mel
Autora: Salwa Al-Neimi


Editora: Objetiva

Assunto: Literatura Estrangeira - Romances

ISBN: 8573029781

ISBN-13: 9788573029789
1ª Edição - 2009

152 Páginas



- Sinopse:

Uma poeta e pesquisadora síria, trabalhando na Biblioteca de Paris, leva uma vida duplamente secreta. Por um lado, decidiu estudar os antigos livros árabes eróticos, descobrindo hábitos e posições sexuais que julgava inimagináveis. E, enquanto se aprofunda na leitura desses manuscritos, mergulha cada vez mais fundo na experiência sexual com todos os tipos de homens, os quais chama apenas de 'Pensador', 'Viajante', 'Editor'. Por meio dos livros e dos amantes, ela descobre seu corpo e suas vontades, e parece nunca mais querer parar. Mas suas experiências não são o suficiente. Ela quer também recontar as histórias que ouviu de amigas e confidentes. Esses relatos, entremeados à sua própria descoberta sexual e aos ensinamentos dos antigos filósofos, formam um mosaico de impressões ao mesmo tempo impactante e revelador.

_______

- Na contra-capa:

“Eu procurava com os lábios cada ponto de seu corpo. Meus olhos e meu corpo abertos. Entre minha impaciência ansiosa e sua calama em me provar, encontrávamos nosso ritmo.”

Este é um livro de confissões, um romance polêmico em que uma poeta síria vivendo em Paris reconta abertamente sua vida sexual, desafiando precitos islâmicos e tabus da sociedade contemporânea.

Como uma Sherazade moderna, ela cria histórias dentro de histórias, reconta o que ouviu de outros e descreve suas experiências com homens anônimos, que são vários e um só, numa busca insaciável pela descoberta de seu corpo.


“Minha curiosidade sexual está aberta feito um abismo, e que cruzar meu caminho terá de cair nele” escreve ela, neste romance surpreendente sobre o amor e os limites dos prazeres proibidos.



“Romance erótico por excelência, A Prova do Mel marca uma mudança decisiva na literatura árabe moderna.” (Al-Akhbar, Líbano)



“Salwa Al-Neimi declara o fim do tabu no mundo árabe: o do sexo.” (Reuters)


_______

- Na orelha do livro:

Uma poeta e pesquisadora síria, trabalhando na Biblioteca de Paris, leva uma vida duplamente secreta. Por um lado, decidiu estudar com afinco os antigos livros árabes eróticos, descobrindo hábitos e posições sexuais que julgava inimagináveis. E, enquanto se aprofunda na leitura desses manuscritos, mergulha cada vez mai fundo na experiência sexual com todos os tipos de homens, os quais chama apenas de “Pensador”, “Viajante”, “Editor”. Por meio dos livros dos amantes, ela descobre seu corpo e suas vontades, e parece nunca mais querer parar. “De tudo que li , estudei, aprendi e fui ensinada, nada sobrou em minha mente a não ser a palavra desejo e o prazer de saciá-lo.”

Mas suas experiências não são o suficiente. Ela quer mais, quer também recontar as hist´roias que ouviu de amigas e confidentes. Esse relatos, entremeados à sua própria desdcoberta sexual e aos ensinamentos dos antigos filósfos, formam um mosaico de impressões ao mesmo tempo impactante e revelador. E transformam Salwa Al-Neimi na mais audaciosa romancista árabe do mundo atual.

_______

- A Autora:

Salwa Al-Neimi é uma poeta síria que vive em Paris. Após completar estudos sobre literatura árabe e teatro, trabalhou como jornalista cultural. Publicou, na França, uma coletânea de poemas, Mes ancêtres les assassins. É também autora de um volume de contos, Le livre des secrets, e de entrevistas sobre literatura. A Prova do Mel, traduzido em mais de dez idiomas, é seu primeiro livro lançado no Brasil.

_______

- Trechos interessantes:

Há quem evoque os espíritos, eu evoco os corpos. Desconheço meu espírito e o espírito dos outros, mas conheço meu corpo e o corpo dos outros. (pag 11)

Aprendi a ser a única guardiã dos meus segredos. Eles não podiam ser descobertos porque eu não os revelava a ninguém. Todo segredo compartilhado por mais de duas pessoas acaba se espalhando? Não. Todo segredo compartilhado por alguém além de mim é que se espalha.. (pag 22)

Quando eu era pequena, não pude encontrar minha alma. Quando cresci, não me dei o trabalho de procurar por ela. (pag 35)

Eu sei que o homem é um animal que sempre encontra razões para tudo, mas sei também que o tempo não muda nada, ao contrário, ele ressalta ainda mais o sentido de nossas posições, decisões e escolhas. (pag 65)


De onde emana o amor?, pergunta Ibn-Arabi.
Amo o que me ilumina e aumenta a escuridão dentro de mim, responde René Char. ( pag 94)

_______
- Comentários:

A autora é polêmica principalmente por sua origem. Estudou as obras eróticas islâmicas (proibidas), viveu uma vida dupla e desafiou sua cultura. Mas nada disso fica tão evidente no livro. Esperava mais – aí vocês me perguntam: “Mas como é possível esperar mais?” Sim, esperava mais detalhes, mais indícios, mais informações. O livro vai-e-vem com histórias dentro de histórias e a curiosidade continua insatisfeita.
Leitura rápida, nota 6, para mim deixou a desejar. Mas não podemos de forma alguma menosprezar o livro pois frente às diversidades culturais, com certeza deve chocar outros povos, outras culturas antigas.
Desculpem-me mas se quiserem saber mais, desta vez, deixo que sua própria curiosidade opte por essa leitura. Dessa vez não tenho muito o que comentar... Sorry!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...