21 de janeiro de 2010

Filme: Sherlock Holmes (2010)


Ah, neste caso, adoro a "repaginada" que estão dando à velhos personagens...

O Sherlock Holmes aprumado, polido, apresentável e educado deixou de existir. O novo Holmes (permitam-me a intimidade) já não é mais "arrojado": adora uma boa briga (é um excelente lutador), bebe, pouco se importa com a aparência ou com suas roupas, adora novos experimentos (virou um verdadeiro "CSI"), tem um "quê misto" de médico (talvez legista...) e de 007 (um Bond versão 2010, pulando de janelas, batendo, atirando, se ferindo).

Falando nisso, não pude deixar de comparar o novo Holmes de Robert Downey Jr. com o novo James Bond interpretado pelo ótimo Daniel Craig. Muita gente odiou a versão no novo Bond... mas eu amei!
Aquele Bond sedutor e arrumadinho chega a ser, em alguns casos, entediante.  Sofisticado demais pro meu gosto - talvez por isso eu não tenha tanta atração pelos filmes bondianos anteriores. Daniel Craig cresceu no meu conceito e Bond, bem, ganhou um espaço na minha videoteca. As versões de Cassino Royale (2006) e Quantum of Solace (2008) em que Daniel dá vida ao sexy agente secreto, estão na minha lista de preferências. Daniel deu vida à um Bond que bebe (e fica de porre), apanha, sangra, pula de edifícios, corre, sua, leva tiros, suja a roupa e perde a linha. Nada mais próximo da realidade! Finalmente uma pitada de ação e pancadaria. Para quê um Bond que nunca apanha, não suja a roupa e nem despenteia o cabelo? A realidade mudou e o público espera mais: mais ação, mais aventura, algo mais"frenético". E uma repaginada, se bem feita, faz uma franquia renascer... e crescer. Não duvido muito que depois do sucesso de 007 e Sherlock Holmes, os estúdiso invistam em novas continuações. Lucro na certa.



Bom, voltemos ao foco deste post.

Este Holmes me surpreendeu. Gosto dos casos investigativos das histórias de Sir Arthur Conan Doyle mas confesso que, como os antigos 007s, não me sinto atraída. Mas depois deste Sherlock, minha visão mudou! rsrsrs


Robert Downey Jr. voltou com a corda toda. Está ótimo no papel de um Sherlock desprovido de "boas maneiras" e, digamos, de higiene pessoal. Um Holmes de humor ácido. Um detetive mais odiado do que amado.
Jude Law interpreta o Dr. Watson, um médico renomado que está para casar-se com a jovem Mary - para desespero de Holmes. Deixe-me esclarecer: não pense que Holmes "ama" Mary; na verdade ele tem ciúmes e medo de perder Watson, seu companheiro de aventuras.
E para quem esperava uma dubla de detetives mais velha e madura (como a dupla encontrada nas historias de Conan Doyle), pode tirar o cavalo da chuva.

Minha amiga, Sherlockiana assumida, odiou este filme. Já eu, bem, amei! Para mim é o mesmo caso do novo Bond: Holmes ganhou uma nova versão, é um novo "homem". Ganhou meu carisma. Fora que amo Robert Downey Jr. Ele está maravilhoso em cena e sua cara de "não fiz nada, não fui eu" sempre me acerta em cheio. Agora é só aguardarmos novamente seu brilho em Homem de Ferro 2, que chega ainda este ano.
Jude Law foi outro que ganhou meu coração. Nunca tive lá muita simpatia por esse ator (acho ele muito linear em seus personagens), mas gostei "pra caramba" dele neste filme. Fora que ele é uma gracinha...

Paro por aqui mas deixo mais comentários lá no final. Quem disse que eu ia aguentar ficar de boca fechada? rsrsrs
________


Sherlock Holmes

Título original: Sherlock Holmes
Lançamento: 2009 (Austrália / EUA / Inglaterra) - 2010 (Brasil)
Direção: Guy Ritchie
Gênero: Aventura
Estúdio: Wigram Pictures / Lin Pictures / Silver Pictures / Translux / Village Roadshow Pictures
Distribuidora: Warner Bros. Pictures
Música: Hans Zimmer
Duração: 128 minutos



- Sinopse:

Final do século XIX. Sherlock Holmes (Robert Downey Jr.) é um detetive conhecido por usar a lógica dedutiva e o método científico para decifrar os casos nos quais trabalha. O dr. John Watson (Jude Law) é seu fiel parceiro, que sempre o acompanhou em suas aventuras. Porém esta situação está prestes a mudar, já que Watson pretende se casar com Mary Morstan (Kelly Reilly). Isto não agrada Holmes, que não deseja o afastamento do colega.

O último caso da dupla envolve Lorde Blackwood (Mark Strong), por eles presos ao realizar um ritual macabro que previa o assassinato de uma jovem. Blackwood já havia matado quatro mulheres e tem fama junto a população de ser um poderoso feiticeiro. Ele é preso e depois condenado à forca, mas misteriosamente é visto deixando o túmulo onde seu caixão foi deixado. Holmes e Watson são chamados para solucionar o caso e logo ele se torna um grande desafio para o detetive, que não acredita em qualquer tipo de magia. Em meio às investigações há o retorno de Irene Adler (Rachel McAdams), uma ladra experiente por quem Holmes tem uma queda.
___

-Elenco:


Robert Downey Jr. (Sherlock Holmes)

Jude Law (Dr. John Watson)

Rachel McAdams (Irene Adler)

Mark Strong (Lorde Blackwood)

Kelly Reilly (Mary Morstan)


Eddie Marsan (Inspetor Lestrade)

Hans Matheson (Lorde Coward)

William Hope (John Standish)

Geraldine James (Sra. Hudson)

Joe Egan (Big Joe)

David Garrick (McMurdo)

James A. Stephens (Capitão Philips)






________



- Meus Comentários Finais:

Aventura, pancadaria, explosões e tiroteio, tudo num só filme. Holmes fez escola com Grissom e virou um legítimo CSI - quem sabe ele não tenha sido um dos primeiros CSIs da história! Watson é uma mistura de médico e policial, um "médico 007" com licença pra matar.

As cenas "a la Matrix" são ótimas. O vem-e-vai do raciocínio de Holmes é contagiante - ele é do tipo "Chapolin Colorado" onde "todos seus movimentos são friamente calculados". O personagem é inteligente, é bom mesmo!

Adorei o filme mas senti falta de uma única coisa... em nenhum momento percebi Holmes dizer: "Elementar meu caro Watson!"

E para quem se lembra de um filme antigo chamado "O Enigma da Pirâmide" (onde é contada, em forma de romance, a vida de Sherlock Holmes ainda adolescente), vai se identificar com o início deste filme. Igualzinho ao ápice de "O Enigma da Pirâmide", "Sherlock Holmes" inicia com uma jovem que será sacrificada em um altar num ritual pra lá de macabro.

E digo mais, muita coisa neste filme não é o que aparenta ser. Cuidado! ;-)
Ainda bem que podemos contar com Sherlock Holmes!!!

Sucesso de bilheteria. Vale a pena pegar a sessão.


Elementar meus caros Blogueiros!


Bjs,
Vick



4 comentários:

  1. Ahh eu adoooooro Sherlock! Estou louca pra ver esse filme, adoro o Jude Law e o Downey Jr. tmb, acho que não poderiam ter escolhido melhor os atores =)
    Mto bom seu blog, parabéns =)

    ResponderExcluir
  2. Oi Lívia!
    Obrigada pelo carinho. Se puder, vá assistir à Sherlock Holmes. Vale realmente a pena!

    Bjs,
    Vick

    ResponderExcluir
  3. Não vejo a hora de assistir esse filme, mas cidade pequena não tem cinema, então preciso esperar chegar em dvd mesmo! hehe

    Ótima resenha!
    Beijote

    ResponderExcluir
  4. Loguinho eu vou ver e te conto o que eu achei, eu suspeito que eu vá gostar hehehe

    Boa Sexta ^^
    Miquilis
    Bru

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...