No clássico desta semana, uma obra de Oscar Wilde.
O Retrato de Dorian Gray - Edição Bilingue
Português / Inglês
Autor: Oscar Wilde
Editora: Landmark
Assunto: Literartura Estrangeira - Romances
ISBN: 8588781425
ISBN-13: 9788588781429
Livro em português / inglês
1ª Edição - 2009
240 Páginas
- Sinopse:
Dorian Gray é um belo e ingênuo rapaz retratado pelo artista Basil Hallward em uma pintura. Mais do que um mero modelo, Dorian Gray torna-se inspiração a Basil em diversas outras obras. Devido ao fato de todo seu íntimo estar exposto em sua obra prima, Basil não divulga a pintura e decide presentear Dorian Gray com o quadro. Com a convivência junto a Lorde Henry Wotton, um cínico e hedonista aristocrata muito amigo de Basil, Dorian Gray é seduzido ao mundo da beleza e dos prazeres imediatos e irresponsáveis, espírito que foi intensificado após, finalmente, conferir seu retrato pronto e apaixonar-se por si mesmo. A partir de então, o aprendiz Dorian Gray supera seu mestre e cada vez mais se entrega à superficialidade e ao egoísmo. O belo rapaz, ao contrário da natureza humana, misteriosamente preserva seus sinais físicos de juventude enquanto os demais envelhecem e sofrem com as marcas da idade.
Edição Bilíngue da Primeira Versão de 1890
Oscar Wilde, um dos maiores nomes da literatura do século XIX, publicou inicialmente O Retrato de Dorian Gray no periódico norte-americano Lippincotts Monthly Magazine, em 20 de junho de 1890. Esta versão original é o lançamento que a Landmark promove junto aos seus leitores, em uma edição bilíngue com os 13 capítulos originais publicados pela revista norte-americana, sem as alterações posteriores de 1891, que a editora inglesa Ward, Lock and Company exigiu para lançá-lo no mercado britânico. Essas exigências e modificações deveriam suavizar a trama, abrandar a influência negativa de Lorde Henry e moderar o relacionamento de Gray com os demais personagens, constituindo assim uma segunda versão mais amena.
O lançamento de O Retrato de Dorian Gray pela Editora Landmark resgata a obra em sua forma original e oferece ao público a versão de 1890, mais densa, explícita e polêmica do romance de Wilde.
Dorian Gray é um belo e ingênuo rapaz retratado pelo artista Basil Hallward em uma pintura. Mais do que um mero modelo, Dorian Gray torna-se inspiração a Basil em diversas outras obras. Devido ao fato de todo seu íntimo estar exposto em sua obra prima, Basil não divulga a pintura e decide presentear Dorian Gray com o quadro. Com a convivência junto a Lorde Henry Wotton, um cínico e hedonista aristocrata muito amigo de Basil, Dorian Gray é seduzido ao mundo da beleza e dos prazeres imediatos e irresponsáveis, espírito que foi intensificado após, finalmente, conferir seu retrato pronto e apaixonar-se por si mesmo. A partir de então, o aprendiz Dorian Gray supera seu mestre e cada vez mais se entrega à superficialidade e ao egoísmo. O belo rapaz, ao contrário da natureza humana, misteriosamente preserva seus sinais físicos de juventude enquanto os demais envelhecem e sofrem com as marcas da idade. O desfecho da história é surpreendente, cujo segredo está no Retrato de Dorian Gray.
O clássico despertou grande polêmica na Inglaterra vitoriana pelo comportamento indiferente, pelo Esteticismo como principal tema e pela dualidade do personagem principal, hedonista e conservador, que frequenta tranquilamente reuniões da alta sociedade inglesa após cometer inúmeros crimes e assassinatos
________
Nesta obra, Clarice Lispector foi a tradutora.
O Retrato de Dorian Gray
Coleção: Clássicos Adaptados
Autor: Oscar Wilde
Editora: Ediouro (RJ)
Assunto: Literatura Juvenil – Infanto-Juvenil
Tradutora: Clarice Lispector
ISBN: 8500020288
ISBN-13: 9788500020285
1ª Edição - 2006
144 Páginas
- Sinopse:
Oscar Wilde, uma personalidade marcante, teve uma vida social agitada e extravagante, mas o seu talento é incontestável. Uma das suas mais famosas obras, 'O retrato de Dorian Gray', torna-se mais interessante para os leitores brasileiros nessa adaptação de Clarice Lispector.
________
O Retrato de Dorian Gray
Coleção: L&PM Pocket
Autor: Oscar Wilde
Editora: L&PM Editores
Assunto: Literatura Estrangeira - Romances
ISBN: 8525411256
ISBN-13: 9788525411259
1ª Edição - 2001
272 Páginas
- Sinopse:
Dorian Gray é moralmente corrupto. Os anos passam e sua beleza e juventude continuam a ser mantidas. Um retrato seu que ele mantém para si, escondido de olhos alheios, guarda seus segredos - à medida que os anos vão passando, o retrato vai exibindo sua feiúra interior. Aos poucos, porém, suspeitas começam a acontecer com relação a seu comportamento e vitalidade.
________
Dorian Gray Film Tie-In
Autor: Oscar Wilde
Editora: Penguin Classics
Assunto: Literartura Estrangeira - Romances
ISBN: 0141191538
ISBN-13: 9780141191539
Livro em inglês
1ª Edição - 2009
Enthralled by his own exquisite portrait, Dorian Gray exchanges his soul for eternal youth and beauty. Influenced by his friend Lord Henry Wotton, he is drawn into a corrupt double life, indulging his desires in secret while remaining a gentleman in the eyes of polite society. Only his portrait bears the traces of his decadence.
________
- o Autor:
Oscar Wilde, nascido em Dublin a 16 de outubro de 1854 (nome verdadeiro: Fingall O’Flahertie Wills) era filho de um médico e de uma escritora e tradutora que se assinava Speranza. Sua carreira literária foi fulminante, mas se viu interrompida por um processo judicial infamante, sobre a sua ligação homossexual com Lorde Alfred Douglas. Wilde acabou sendo condenado à prisão com trabalhos forçados. Cumprida a pena, decidiu exilar-se e morreu em Paris a 30 de novembro de 1900. Quase todos os seus livros se tornaram clássicos da língua inglesa. 'O Retrato de Dorian Gray', seu único romance, com inúmeras traduções em dezenas de línguas, provocou reações simultâneas de ira e admiração entusiástica.
Como desafio, Wilde resolveu publicar Dorian Gray em livro, acrescentando-lhe o prefácio e novos capítulos. A primeira edição saiu em 1891 e uma das últimas é o pequeno livro que integra a coleção gaúcha L&PM Pocket. Adaptado também para o cinema, Dorian Gray é a história de um belo homem cuja vida de devassidão é espelhada exclusivamente pelo retrato que ele guarda em sua sala. Ele não envelhece enquanto sua vida passa.
Escreveu ainda 'O Príncipe Feliz' (1880), as pequenas novelas O Crime de Lorde Arthur Savile e O Fantasma de Canterville, e a peça 'A Importância de Ser Prudente', entre outras obras. Na prisão escreveu as obras 'A Balada de Reading' e 'De Profundis', cuja versão integral só apareceu em 1962.
________
- Outras Capas:
________
- Confira Sobre "O Retrato de Dorian Gray":
O Retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde (livros e o autor)
Filme: Dorian Gray (2009)
Filme: A Liga Extraordinária (2003)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)
Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.