19 de março de 2010

Medéia, A Feiticeira - Valerie Sigward

Que tal um pouco de Mitologia e História às sextas-feiras? Isso tudo é culpa de Percy Jackson!!! rsrsrs
Então, inicio o dia de hoje com um lançamento que promete esquentar nas nossas prateleiras:


Medéia, A Feiticeira
Coleção: Histórias Sombrias da Mitolohia Grega
Autora: Valerie Sigward


Editora: Companhia das Letras
Assunto: Literatura Juvenil
Tradutor: Álvaro Lorencini
ISBN: 8535916040
ISBN-13: 9788535916041
1ª Edição - 2010
120 Páginas

Lançamento previsto: 24/3/2010


- Sinopse:

Para recuperar o trono do reino de Iolco, o grego Jasão tem uma tarefa - conquistar uma relíquia preciosa - o tosão de ouro - na distante Cólquida. Mas Eetes, rei do lugar, só permitirá que ele leve o tosão se vencer alguns desafios. Apaixonada pelo jovem, Medeia, a filha do rei, o ajuda a cumprir sua tarefa. É então considerada traidora, e tem de abandonar a terra natal fugindo com Jasão para a Grécia. Anos mais tarde, para ganhar prestígio, Jasão aceita se casar com Glauce, a filha do rei Creonte. Medeia é obrigada a partir, sozinha - os dois filhos que teve com Jasão devem ficar com o pai. A feiticeira é tomada pela loucura e, para se vingar, usa seus conhecimentos mágicos e arquiteta um terrível plano de vingança.
________

- Quem foi Medéia?

Segundo a mitologia grega, a feiticeira Medéia ajudou Jasão (líder dos argonautas) a obter o velocino de ouro.
Medéia era filha de Aietes, rei da Cólquida. Eetes possuía o velocino de ouro, que Jasão e os argonautas buscavam, e o mantinha guardado por um dragão. A maga Medéia apaixonou-se por Jasão e, depois de ajudá-lo a realizar sua missão, seguiu com o grupo para a pátria de Jasão, Iolcos, na Tessália. Mais tarde, Jasão apaixonou-se pela filha do rei de Corinto e abandonou Medéia. Inconformada, ela estrangulou os filhos que tivera com Jasão e presenteou a rival com um manto mágico que se incendiou ao ser vestido, matando-a. Medéia casou-se, depois, com o rei Egeu, de quem teve um filho, Medos. Por ter, porém, conspirado contra a vida de Teseu, filho de Egeu, foi obrigada a refugiar-se em Atenas.
Medéia foi honrada como deusa em Corinto e, sobretudo na Tessália. Sua lenda serviu de tema a obras artísticas e literárias de todos os tempos, das quais a mais conhecida é a tragédia Medéia, de Eurípides. O personagem inspirou as peças de Corneille e Jean Anouilh, a ópera de Cherubini e, no século XX, um filme de Pier Paolo Pasolini estrelado por Maria Callas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...