28 de agosto de 2010

Jane Asten, A Vampira - Michael Thomas Ford (resenha)

Leitura da Semana

Sinceramente, me surpreendi com o livro "Jane Asten, A Vampira" de Michael Thomas Ford. Confesso que não esperava muita coisa e que minha "aquisição" foi somente porque o livro falava da maravilhosa "Jane Asten". Minha curiosidade em saber o por quê dela ter se tornado uma vampira foi maior. E não me decepcionei com a leitura; muito pelo contrário: dei boas risadas e achei interessantíssimo o modo como o autor inseriu outros personagens memoráveis (e clássicos!) nesta trama.

Esse livro vai contra tudo o que a própria história prega: Jane Asten está viva e é uma vampira!
Mas vocês devem estar me perguntando o "por que?" de ir contra. Bom, no livro Jane cansou de ver seu nome ser plagiado e usado como trampolim para obras pra lá de esquisitas (tais como "A Dieta de Jane Asten", "Jane Asten e Fitnness", etc). Logo, o próprio autora Michael Thomas usou JA transformando-a em algo um pouco mais original: numa vampira! O livro critica o plágio e acaba plagiando também... Estranho, não é? rsrsrs

Fora isso, a personagem de Jane estava cansada de ver suas obras venderem cada vez mais e ela nunca ter recebido um tostão sequer pelos direitos autorais. Deduzimos então que Michael Thomas Ford também tem que pagar os direitos de uso no nome de JA neste livro, correto? rsrsrs
Well, comentários à parte, o livro é interessante.

Não espere um romance açucarado ou aventuras sombrias. Nem vampiros assombrando, sugando ou voando a esmo por ai. "Jane Asten, A Vampira" é um livro cheinho de referências históricas e de personagens muitíssimo conhecidos por nós leitores assíduos. Acreditem, o depravado e mundano Lord Byron é o estopim desta trama além de ser o criador da vampira Austen!
E Charlotte Bronte faz a vilã. Isso mesmo: uma das irmãs Bronte, a criadora de "Jane Eyre" também está viva! Ou melhor: morta-viva! E Charlotte está doidinha da Silva... ensandecida, Charlotte quer a cabeça de Jane. Páreo duro para Austen, coitada.

Eu não sabia que Charlotte odiava tanto assim as obras de Austen. E pior, que as criticava ferrenhamente. Apesar de viverem em épocas diferentes, houve mesmo uma verdadeira guerra de "egos literários"??? Bem, no livro Charlotte quase matou Austen por causa disso... kkk
________

- Resenha:

O que você faria se soubesse que Jane Asten está viva, que é dona de uma livraria e mora numa pequena cidade no interior dos EUA? Vejam bem, eu iria correndo pra lá pra pegar um autógrafo dela! rsrsrs Mas talvez eu não tivesse tanta pressa se soubesse que, além de tudo, ela é uma VAMPIRA!

Pois bem, JA está viva e é uma vampira. Dona de uma livraria na pequena cidade de Brakeston, vê sua assistente Lucy como se fosse sua irmã Cassandra (a qual a verdadeira Jane Asten amou com profundo carinho e devoção). Lucy, uma moça eclética que adora livros, idolatra JA sem saber que a verdadeira, bem, é sua patroa!
Como Jane é uma vampira e não envelhece, ela se vê forçada a mudar de cidade de tempos em tempos. Portanto, não consegue criar vínculos. Até que Walter, um homem de bom coração, consegue de certo modo conquistar o coração da errante e arredia Jane. Como JA é JA, ela não sede ao amor e continua se afogando em seus pensamentos conflitantes (ela pensa demais!)

Jane leva uma vida frustrada: vê seus livros venderem como água sem ganhar nenhum direito autoral por isso, vê seu nome dar vida à obras esquisitas, vê seus personagens serem mistificados por românticas de plantão e, por fim, vê sua última obra (ainda não publicada e nem conhecida) ser rejeitada mais uma vez por outro editor. Isso mesmo, Austen tem sua última obra guardada na gaveta e há décadas a submete à apreciação de diversas editoras, mas sem sucesso (não consigo imaginar porque alguém seria capaz de rejeitar uma obra de Asten!!!)
Assinando como Jane Fairfax, um dia o charmoso editor Kelly Littlejohn lê o manuscrito de Jane e o considera o próximo best-seller do verão! Daí por diante a pacata vida de Jane sai do marasmo. Além de ter de lidar com entrevistas e com a irritante Victoria Grey (que a acusa de plágio), Lord Byron (quem transformou Jane em vampira) surge alegando a amar desesperadamente. E como Jane o retalha, Byron começa a aprontar das suas... com as pessoas que Jane ama!
Em meio à confusão da turnê de lançamento de seu livro, ao assédio de Byron e a sua inimiga mortal Charlotte Bronte, Jane tem ainda que lidar com o amor que sente por Walter e proteger Lucy e Walter não só de Byron, mas também da vingativa Charlotte.

E será que a verdade virá à tona?
________

- O Livro:


Jane Asten, A Vampira
Título Original: Jane Bites Back
Autor: Michael Thomas Ford


Editora: Leya Brasil
Assunto: Literatura Estrangeira / Terror
I.S.B.N.: 9788563066190
Cód. Barras: 9788563066190
Reduzido: 3054015
1a. Edição / 2010
304 Páginas



- Sinopse:

Segundo este livro, a autora de 'Orgulho e Preconceito' e outros clássicos do século XVIII não morreu, mas vive em uma cidadezinha no interior do estado de Nova York. Dona de uma livraria, a autora vive frustrada por não receber os direitos autorais e ter o reconhecimento de suas obras de sucesso.

Em 'Jane Austen - A Vampira', ela mudou o nome para Fairfax e sobrevive há 233 anos, porque foi mordida por um vampiro e se se tornou imortal. Entre romances com o Lord Byron, que também é um vampiro, e tentativas frustradas de publicar um novo livro, Jane Austen, ou melhor dizendo, Jane Fairfax, envolve o leitor em uma viagem ao universo literário.
_________

- Na Contra-Capa:

Aqui os personagens literários são literalmente fantásticos!

Imagine uma autora das mais festejadas nos dias de hoje, mas que pertence ao século XVIII, assistindo a todo tipo de adaptação de sua obra sem poder reclamar! Sem receber royalties e ainda sem conseguir publicar um único título novo? Imagine que ela se transformou em vampira, tornou-se dona de uma livraria e, de repente, Lorde Byron - o vampiro que cortou o seu coração, ao trocá-la pela psicótica Charlotte Bronte -, ressurge em sua vida causando um turbilhão de situações absurdas. E, finalmente, quando uma editora decide publicar um livro novo, sua rival, Charlotte, tenta provar que se trata de um plágio. E, pior: tem uma cópia para mostrar!

Com direito a acontecimentos recheados de referências históricas, brigas hilárias dentro da livraria, mordidas, arremessos de best sellers de Stephen King; esta obra prova que um personagem clássico sempre pode ficar ainda mais interessante.

"A história é deliciosa. É impossível não amar os dentes afiados dessa Jane Asten."
Seth Grahame-Smith, autor de "Orgulho e Preconceito e Zumbis"
________

- Na Aba

Jane Asten não morreu!

A autora de "Orgulho e Preconceito" e outros clássicos do século XVIII vive discretamente numa cidadezinha no interior dos Estados Unidos; é dona de uma livraria e fica muito frustrada por não receber direitos autorais pelo sucesso de suas obras nem das paródias inspiradas nelas. Mudou de nome para Jane Fairfax e sobrevive há 233 anos depois de ser mordida por um vampiro, o Lorde Byron.


(trecho do livro)
Jane gostaria de saber o que Kelly (seu novo editor) diria se soubesse que ela já era uma das autoras mais famosas do mundo, que era, de fato, indiscutivelmente  a escritora mais popular de todos os tempos. E queria muito ser publicada novamente.
"A maioria quer ser Stephen King ou Danielle Steel", Kelly observou. "Não sei em que momento os autores decidiram deixar de ser contadores de histórias para querer se tornar celebridades." Enquanto percorria a sala com o olhar, Jane concordava com um movimento de cabeça. Então, reparou num livro no canto da mesa de Kelly. Ficou desanimada. Kelly percebeu. "Ah, esse", ele disse, suspirando. "Isso representa exatamente o que eu quero dizer, acrescentou, pegando o exemplar de O Livro de Fitness de Jane Austen. "Ridículo, não? Mas garanto que venderemos cem mil exemplares."
Ele observou a capa e riu de desdém. "Austen deve estar rolando na tumba", disse.
"Realmente", concordou Jane, rindo aliviada por não ter sido descoberta.
_______

- Na Aba 2

"Jane nunca foi tão divertida! Não dá para esquecer a visão de uma heroína sofrendo com as indignidades da publicação e venda de livros e finalmente encontrando o amor."
(Publishers Weekly)
_________

- O Autor

Michel Thomas Ford é autor de diversos livros juvenis e adultos, dentre eles, Alec Baldwin Doesn't Love Me e That's Mr. Faggot To You.

Seu trabalho recebeu excelentes críticas e, por duas vezes, ganhou o prêmio de Melhor Livro de Humor. Recentemente tornou-se membro da Horror Writers Association, após ter sido premiado com o Bram Stoker Award.


_______

- Trechos Interessantes:

Curiosidade mata, né? rsrsrs Então vão aqui alguns trechinhos para vocês se deliciarem... e depois correrem ler a obra completa!

"Todos pensam a seu respeito como uma tarde tranquila", ele afirmou. "Mas, em seu interior, a paixão é como uma tormenta, não?"
(Walter para Jane - pag 22)
___
Quando a dor passou, ela soltou  Miranda que tombou no piso. Passando a mão sobre a boca, Jane  murmurou irrefletidamente: "Austen, um, Brontë, zero."
(Jane - pag 52)
___

No entanto, no jantar que eles compartilharam depois do trabalho de revisão do original, ela se comportou cada vez mais como uma colegial inebriada e cada vez menos como uma mulher de 233 anos.
(Jane - pag 72)
___

"Seu coração, sem dúvida, não é de gelo, e uma recusa não é suficiente para repelir.". Então, ele partiu, e Jane ficou sozinha em sua sala de estar.
(Byron para Jane - pag 101)

Juro que essa frase me lembrou os diálogos dos romances de JA...
___

Homens, ela pensou. A ruína das mulheres desde que Adão culpou Eva por aquela estúpida maçã.
(Jane - pag 111)

Essa é a JA que eu conheço! rsrsrs
___

Uma vez mais Byron riu dela. "Quem falou algo a respeito de amor?", ele contestou. "Nós dois somos muito velhos para acreditar na felicidade eterna, Jane."
(Byron para Jane - pag 120)

Também, falar de "eterno"  pra dois vampiros é como chover no molhado...
___

"Sim, ele é muito bom nisso", Jane informou.
" O que nós vamos fazer?", Lucy perguntou, fungando.
"Ainda não sei", Jane respondeu. "Mas o que quer que seja, ele vai querer nunca ter morrido."
(Jane e Lucy - pag 138)
___

"Suponho que terei de me acostumar em ser o seu Alfred."
"Meu o quê?"
" Seu Alfred", Lucy repetiu. "Como no Batman."
"Batman?", repetiu Jane, sem entender.
"Alfred era o mordomo de Bruce Wayne", Lucy explicou. "Ele sabia que Bruce Wayne era o Batman, mas mantinha sua identidade em segredo."
(Lucy e Jane - pag 155)
___

"Byron?", afirmou Jane. Ela pensou por um instante. "Ele a converteu, não?"
Foi a vez de Violet ficar confusa: "Como você sabe disso?"
"Pelo amor de Deus, Charlotte, quem você acha que eu sou?", Jane perguntou. Ela expôs seus dentes e deixou os caninos deslizarem. "Aquele filho-da-mâe parece ter dormido com toda a literatura inglesa."
(Jane e Charlotte - pag 231)
___

"De qualquer modo, doenças não nos matam. Também velhice, pois mantemos a mesma idade da época da nossa conversão. Mas quase todo o resto pode nos matar."
"Alho?", Lucy sugeriu.
"Você naõ me viu comendo humus?", Jane a lembrou.
"Água benta?"
"Só se nos afogarmos nela", Jane revelou. (...)
(Jane e Lucy - pag 236)

Esse trecho me lembrou Twilight quando Bella questionava Edward sobre crucifixos, caixões, alho... rsrsrs
___

Jane se virou bufando de raiva e começou a se afastar. Byron a alcançou. "Jane, querida", ele disse. "Sinto muito. Não consigo ficar longe de você. Você é como um ímã para o meu coração."
"E você é como um purgante para o meu estômago", Jane afirmou.
(Byron e Jane - pag 252)
___

Walter e Byron sairam  da livraria, ofegando intensamente. Observaram o corpo de Charlotte estendido de bruços. Byron deu um tapa nas costas de Walter. "Bom trabalho", ele disse.
"Você a acertou em cheio com o livro de capa dura de Stephen King. Isso tirou parte do fôlego dela."
"Graças a Deus que ele é um escritor verborrágico", afirmou Byron.
(Byron e Walter - pag 294)

Ótima citação! rsrsrs
_______

- Meus Comentários:

Esse gênero "mash-up" me conquistou, sério!

Jane Asten ou "Elizabeth Jane Fairfax" (nossa! quanta referência!) pareceu-me ser um personagem sem ação. Eu esperava que Jane fosse mais ferrenha, desembaraçada e obstinada em defender seu ponto de vista. As vezes ela me dava a impressão de "não sei se vou ou se fico". Duvido que a verdadeira JA tivesse esse tipo de problema... rsrsrs
Mas possui as caractrísticas principais: introspectiva, calada, observadora. Só que agora é uma vampira! kkk

Quanto a Lorde Byron (e sei lá mais quantos nomes ele assume no decorrer da trama!), as vezes você o ama, outras vezes o odeia. No final acabei amando mesmo. Dramático, inteligente e romântico ao extremo, ele quase dobra Asten. Quase... Ainda bem que JA é JA, certo? ;-) Ele é muito dúbio! Pode ser mortal para Jane, mas também pode ser seu "anjo da guarda". Vá se entender!

Charlotte Bronte (ou Victoria Grey, vixi, contei!) é, literalmente, uma doida varrida! Inimiga mortal de Jane, ela faz a vida de Austen virar um inferno.

O interessante é que existem pequenos trechos de "Constance", o manuscrito de Jane Austen, espalhados no início de cada capítulo do livro. Ou seja, você tem uma história dentro de outra história. É super gostosinho acompanhar o desenrolar das duas. E prestando bem atenção, bem que as duas histórias estão interligadas...

Como eu já disse, o livro é cheio de referências bibliográficas além de bom humor. Sobrou até para Stephen King!

Algumas coisas ficaram no ar: Cadê Charlotte? Byron ficou em Brakeston? Jane contou para Walter? E cadê o cachorro no final das contas??? kkk

A capa é um xodó a parte; o livro é bem levinho para se carregar e as páginas são fáceis de virar (adorei a gramatura conferida ao livro!). O que atrapalha um pouquinho a leitura, talvez por falta de costume, é que os diálogos são todos marcados por aspas (").

Fácil e rápido de se ler, vale a leitura por diversão.

Minha Nota: 8

2 comentários:

  1. Oiii

    Só fiquei com mais vontade ainda de ler! *o*
    Tenho que adquirí-lo o mais rápido possível, mais um para minha estante de Vampiros hahaha

    Bjus =***

    ResponderExcluir
  2. E adoro a Jane austen e esse livro e demais tenho muitos livros dela.
    Quando li esse livro eu não gostei muito depois eu li ele de novo e vi como ele legal.

    eu adoro esse blog

    bjus

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...