19 de fevereiro de 2011

Diários do Vampiro - Anoitecer (O Retorno - Vol. 1) - L. J. Smith (Resenha)

Leitura da Semana

Diários do Vampiro
Anoitecer - O Retorno - Vol. 1
L. J. Smith

Anoitecer passou na frente de muitos livros que estavam na minha pilha de leitura. Acho que fui motivada pelo seriado que passa atualmente na Warner. Para ser sincera - muitos de vocês podem até não gostar do que vou falar agora - pela primeira vez na vida julgo que o seriado é muito melhor que os livros da série (desculpem-me...). Pelo menos é melhor do que os últimos dois livros lançados por aqui (Reunião Sombria e Anoitecer). Tá, vocês podem até me crucificar por este sacrilégio, mas não resisto ao charme e sex-appeal do Damon do seriado e sua dúbia "dualidade" que flutua entre o bem e o mal. Até o Stefan do seriado é mais "pá-pum" - vai lá e faz além de ter ótimas sacadas. O Damon do livro é perveso demais quando quer e o Stefan, então, é um bunda mole! (perdão pelo palavriado...)

De resto, "Anoitecer" entretem o leitor. Mas está longe de ser o velho e bom "Diários do Vampiro" que nos tirou o fôlego nos dois primeiros livros. A série "amornou" e com tantas reviravoltas, outros seres místicos adentraram na trama. Por isso acho que pedeu parte da graça. Os vampiros tiveram que ceder seus lugares à diabos rapozas, seres gosmentos, lesmas gigantes, ectoplasmas e árvores que andam - bem ao estilo das árvores de "O Senhor dos Anéis", vocês se lembram? 
Well, L. J. Smith incorporou uma de Stephen King!

Comentários à parte, é hora da resenha!
_______

- Resenha:


Esqueça tudo o que você viu anteriormente. Esqueça tudo o que você sabe sobre Vampire Diaries... Neste você vai viajar por uma Fell´s Church pra lá de esquista, uma cidade que verdadeiramente atrai todo tipo de criaturas malignas.

Dando continuidade ao desfecho do morníssimo "Reunião Sombria", "Anoitecer" começa exatamente do mesmo ponto: o retorno de Elena à vida.
Após virar vampira, morrer, virar anjo e ressucitar, Elena volta com a mentalidade de criança num corpo de mulher e ela tem que reaprender tudo, exatamente tudo: falar, andar, comer. Ela volta pura de coração e com o carinho de Stefan ela vai aos poucos evoluindo e tomando consciência da existência de seus verdadeiros amigos - e do seu Poder.
Mas com todo o Poder que a aura e o sangue de Elena emanam - afinal ela é um ser que voltou do Outro Lado - ela acaba se tornando um pararraio e atraindo criaturas das mais estranhas à Fell´s Church. E falando nisso, Fell´s Church é pior do que Salem ou Stonehedge. A cidade é atravessada por linhas de Poder por todos os lados, chamando mais ainda a atenção dos seres do Outro Mundo... E isso só complica mais ainda a vida da recém renascida Elena... 
Damon, enciumado mais do que nunca com a proximidade de Elena e Stefan, a deseja de forma fervorosa e é capaz de qualquer coisa para afastar seu irmão de sua amada princesa das trevas. Inclusive fazer um pacto com os diabos rapozas que chegam à Fell´s Church.

E é com a chegada desses dois diabos rapozas que a história se complica. Misao e Shinichi vêm a Fell´s Church para instaurar o caos, discórdia e por fim, destruir a cidade e seus moradores.
Mas Shinichi tem outros planos... Como diabo rapoza, ele adora ver o sofrimento dos outros, mas é Elena quem particularmente lhe interessa. E a melhor forma de corrompê-la é se usar dos irmãos Salvatore. 
Stefan cai na armadilha desses embusteiros e acaba aprisionado. Damon, sempre tão confiante de seu Poder e força, acaba também caindo sobre o controle de Shinichi.

Com o desaparecimento de Stefan, Elena se vê à mercê de um Damon possuído pelo mal, obcecado e cruel, extremamente cruel. Meio anjo, Elena logo vê que Damon não está em seu estado normal e que está possuído por um ser que ela desconhece o poder. 
E coisas muito terríveis estão acontecendo na cidade. Seus amigos estão em perigo. E Caroline é a portadora do mau - é ela quem conduz o caos entre os jovens de Fell´s Church com a ajuda de Shinichi e de sua louca consorte Misao. Tudo isso por pura inveja de Elena...

Mas ainda há uma esperança... Uma centelha de bondade surge em Damon quando se trata em proteger Bonnie, sua "donzela ruiva".
Na maioria do tempo inconsciente de seus atos, Damon promove verdadeiras crueldades com Elena. Fora as atrocidades com Matt, Bonnie e Meredith.

"Anoitecer" nos leva a uma viagem muito louca. Stefan some da trama logo no começo e é Damon quem passa a conduzir a história com requintes de charme e crueldade.

O livro termina no mesmo desespero em que começou. Sem desfecho, o jeito é esperar pela segunda parte de "O Retorno".

_______


- O Livro:


Diários do Vampiro - Anoitecer
Série: O Retorno - Vol. 1
Autora: L. J. Smith


Editora: Galera Record
Assunto: Literatura Estrangeira / Romances
ISBN: 8501090670
ISBN-13: 9788501090676
1ª Edição - 2010
448 Páginas

Lançamento: 09/12/2010



- Sinopse:

Elena Gilbert se sacrificou para salvar Stefan e Damon Salvatore - ambos vampiros e apaixonados por ela -, a princesa de Fell's Church foi confinada a um destino que estava além da morte. Até que uma força sobrenatural trouxe Elena para o mundo dos vivos mais uma vez.
Mas agora Elena não é apenas humana, ela absorveu novos poderes e dons enquanto estava do Outro Lado.
Além disso, seu sangue possui uma força única e arrebatadora que deixa Elena irresistível para qualquer vampiro; a vida que agora pulsa em suas veias é como um farol para as mais perigosas e bizarras criaturas sobrenaturais.
Escondida na casa de Stefan, Elena precisa reaprender tudo, precisa do seu amado como nunca. E ele está ao seu lado, cuidando para que ela fique em segurança e na esperança de que em breve eles possam, finalmente, ter uma vida juntos.
_______



- Na Aba:

Elena Gilbert vive. Quando se sacrificou para salvar Stefan e Damon Salvatore - ambos vampiros e apaixonados por ela -, a princesa de Fell´s Church foi condenada a um destino que estava além da morte. Até que uma força sobrenatural trouxe Elena para o mundo dos vivos mais uma vez.

Mas agora Elena não é apenas humana. Ela absoreu novos poderes e dons enquanto estava do Outro Lado e seu sangue possui uma força única e arrebatadora que a deixa irresistível para qualque vampiro: a vida que pulsa em suas veias é como um farol para as mais perigosas e bizarras criaturas sobrenaturais.
Escondida na casa de Stefa, Elena tem de reaprender... tudo. Como um bebê que precisa de cuidados, ela precisa do seu amado como nunca. E ele está ao seu lado, cuidando para que ela fique segura, na esperança de que em breve eles possam, finalmente, ter uma vida juntos.

Damon, no entanto, se vê movido por um desejo de Poder irrefreável, e que Elena ao seu lado num reinado de sombras. Provar o novo sangue da namorada do irmão se torna uma necessidade, uma obsessão. tamanha frça poderia conferir novas dimensões ao seu Poder... E quando stefan é ludibriado a sair da cidade em busca de uma cura impossível, Damon encontra a chance de mostrar a Elena que é com ele que ela deve ficar.
_______

 - Na Contra-Capa:


Minha amada Elena.

Sei que vai olhar aqui mais cedo ou mais tarde...
Amada, creio que agora você é capaz de cuidar de si mesma: nunca vi uma menina mais forte ou mais independente.

E isso quer dizer que chegou a hora.
Hora de eu partir...

Por favor, perdoe-me. Por favor, esqueça-me.
Ah, meu amor, não quero ir, mas preciso.

Se precisar de ajuda, fiz com que Damon desse sua palavra de que a protegeria. Ele jamais lhe faria mal, e qualquer criatura maligna que esteja em Fell´s Church não ousaria tocar em você com ele por perto.

Minha amada, meu anjo, eu sempre a amarei...

Stefan
_______



- Tips Interessantes:

- Solte... a... Bonnie - falou Matt devagar, provavelmente tentando parecer ameaçador, mas também parecia que ele achava que Damon era um débil mental.
Mortalmente Ultrajado Tá Titibitate, refletiu Damon. Mas isso dava...
- Mutt - disse ele em voz alta, balançando de leve a cabeça. tavez, porém, ajudasse a se lembrar no futuro.
- Mutt? Do que me chamou? Meu Deus, Stefan, por favor, me ajude a matá-lo! Ele matou a Bonnie. - As palavras vertiam de Matt em um único jato, de um fôlego só. Aflito, Damon viu seu último acrônimo se pulverizar em chamas.
(Damon e Matt - pag 118)
___

Meredith se empertigou.
- Tem alguma coisa que eu possa trazer para que pare o sangramento na boca? Algo para beber, talvez?
Stefan pareceu chocado. (...)
De costas, Meredith era menos assustadora. Damon se arriscou a responder à pergunta sobre o que podia beber.
- Você, querida... você é linda.
- Tem elogios demais - disse Meredith (...)
(Damon e Meredith - pag 121)
___

Elena, eu tenho tudo o que quero neste quarto. Ele deu um tapinha na cama. Sente-se comigo e posso dizer "tudo o que quero está nesta cama".
(Stefan para Elena - pag 139)

Ai que fofo!!! Muito fofo!!! Mas calma lá! Sou "Team Damon"!!!
___

Não era ela mesma. Foi outra pessoa que entrou em êxtase quando o aperto em seu tornozelo se afrouxou, e era outra pessoa quando girou o corpo no abraço de Damon e atirou oos braços em seu pescoço, beijando-o na boca.
Foi outra pessoa também que deixou Damon sobressaltado com os braços ainda a envolvendo, e que percebeu que ele nem tentou fugir do beijo. Essa pessoa também notou, quando por fim recuou, que a pele de Damon, pálida na luz fraca, parecia ter quase corado.
(Bonnie e Damon - pag 209)

O que foi isso???? O que deu na ruivinha????
___
  
Elena queria xingar. Mas com cuidado, respondeu:

- Damon, se Stefan nomeou você meu guarda-costas, então não me "abandonou de forma traiçoeira", não foi? Não pode ser as duas coisas...
- Só me conceda uma coisa, está bem? - pediu Damon na voz de quem em seguida diria "Tenha cuidado" ou "Não faça nada que eu não faria".
(Damon e Elena - pag 234)

O Damon tá ficando "do mal" mesmo... Mas quem disse que eu não gosto de brincar com o perigo??? rsrsrs
___

- (...) A última coisa que eu soube é que você estava tentando me matar. Isso não o coloca exatamente do meu lado. Segundo, as pessoas não beijam as meninas só porque elas são bonitas ou o namorado tirou o dia de folga.
- Não beijam, é? - Damon ergueu uma sobrancelha surpreso. - Eu beijo.
(Matt e Damon - pag 247)

Bom Damon, sou bonita e meu namorado está de folga. O que vai ser então? rsrsrs
___

- Eu quero você. Exclusivamente.
(Damon para Elena - pag 280)

Nooooossa! Pernas moles, perigo... desmaiei!
___

Sua princesa das trevas. Ela nasceu para ser assim. Com ele como rei, consorte, o que ela quisesse. Quando Elena enxergasse as coisas com mais clareza, entenderia que isso não importava. Que nada importava, a não ser os dois juntos.
(Damon - pag 317)

O trono ao lado do meu está disponível, Damon. ;-)
___

A diferença, disse-lhe ele, entre mim e meu irmão é que ele ainda tem esperanças de entrar no paraíso por uma porta dos fundos. Eu não sou tão tolo e tão resmungão com meu destino. Sei para onde vou. E eu - ele abriu para ela um sorriso com todos os caninos totalmente estendidos - não dou a mínima para isso.
(Damon para Elena - Pag 344)

Damon realmente ligou o FDS...
___

- Você pode ser minha princesa das trevas... Algo bem no fundo de você quer isso. Eu posso ver, se você não pode.
- Não posso ser tudo para você, Damon, a não ser uma cunhada legal.
Ele balançou a cabeça, rindo asperamente.
- Não, você só é perfeita para o papel principal. Bom, o que posso dizer é que se sobrevivermos à primeira luta com os gêmeos, você verá coisas em si que nunca viu antes. E saberá que combinamos muito bem.
(Damon e Elena - pag 363)

Eu me candidato a ser sua princesa das trevas do Damon...
___

- Ele não terá você - disse Damon.
- Eu sei disso.
- Não gosto nada da ideia de outra pessoa ter você. Você devia ser minha e sabe disso.
- Damon, não. Eu já lhe disse. Por favor...
- Isso que dizer "por favor, não me faça machucar você"? A verdade é que você não pode me machucar, a não ser que eu deixe. Só pode machucar a si mesma contrariando a mim.
(Elena e Damon - pag 365)

Esse Damon me tira do sério...
___

Foi quando Shinichi gritou de verdade.
- Sabe o que você fez sua vaca ignorante? Vou fazer essse lugar desabar em cima de você! Vou deixá-la em pedaços!
- Ah, sim, é claro que vai. Mas primeiro - Damon pronunciava cada palavra deliberadamente - precisa passar por mim.
Elena mal registrou a palavra dos dois.
(Damon e Shinichi - pag 422)

O pau comeu e Damon defendeu Elena com unhas e dentes! Faltam "vampiros" assim na "vida real"... rsrsrs


_______



- Meus Comentários:

Não é que tenha "perdido a mão". É que o foco do livro mudou. Radicalmente. Da ficção sobrenatural sobre vampiros - aquela do tipo de ficção dos apaixonados pelos seres das trevas-, o livro deu uma guinada para ficção de terror com seres esquisitos - bem ao estilo Stephen King. Tem seres com tetáculos, demônios-rapoza, magia negra, árvores que se movem e uma Elena que não se sabe se é mortal, imortal, anjo ou vampira! 
Então já deu pra perceber que o romance sobrenatural do início da série se transformou numa ficção de suspense e terror. Que guinada!!!
É bom, mas já não tem mais a carinha de "Vampire Diaries". Parece outra série - se bem que é mesmo!. Elena parece outra. Stefan também. Mas o que mais mudou mesmo foi Damon, meu amado Damon Salvatore! Eu iria mais longe e diria que este livro é sobre Damon pois é ele quem dá o pontapé inicial na bagunça que a trama se torna. É ele o "estopim". E ele foi um menino mau, mau mesmo!
Mas frente a tantas mudanças esquisitas no rumo dessa história, isso não torna o livro desinteressante. Pelo contrário, deu uma nova alma à série. Mas tenho certeza que tem muita gente franzindo o nariz com isso.
Para mim, "Vampire Diaries" acabou no 3. livro da série. O quarto volume (Reunião Sombria) teve  um desfecho pra lá de esquisito - já era outra coisa. Este quinto volume ("Anoitecer"), é o começo de uma nova "trilogia": "O Retorno", um novo ciclo dado à Vampire Diaries.
Vamos esperar pra ver o que nos aguarda nos próximos volumes da série. Quem sabe não aparece uma múmia, um transmorfo ou algumas fadas... rsrsrs
___

- Os Personagens:
Que pedaço de mau caminho...

Damon rouba TODAS as cenas. Sempre. Às vezes intragável, às vezes mal de verdade (totally Evil!), às vezes bonzinho. Simplesmente Damon, o bom ácido e sarcástico Damon (além de sexy, né?!)
Stefan é um amor, um cavalheiro, mas (desculpem-me "Team Stefan") é um tapado. É Damon que faz acontecer, pinta e borda a seu belprazer. 
Elena continua sempre a mesma: às vezes inconsequente e quase sempre mandona e manipuladora. É isso mesmo! Falei!

Bonnie poderia (pelo menos uma vez!) parar de choraminguar e ajudar ao invés de atrapalhar. Meredith, a mistura de  Schwarzenegger e Einstein, manda bem com sua força e dicernimento. E Mutt (ops, desculpem, é "Matt" - acho que estou sobre a influência de Damon ainda... rsrsrs) defende seus amigos com unhas e dentes, nem que tenha que pagar com a própria vida. É um fofo, after all!

Mas no fundo é bom amar e odiar os personagens, né? É isso que dá "sabor" à história.
___

- Viajando...

Elena voando? Qual é??? Se é mortal, se machuca e coisa e tal, porque voa?
E a parte perversa de Damon, Elena e Matt na clareira? Matt beijando Elena à "pedido" de Damon? Arrepiei... 

E qual é a da Bonnie, hein?!?!?! Bonnie fica com Matt ou Damon??? Que clima é esse de Damon com a donzela ruivinha, hein??? Será que a Bonnie irá dobrar o coração do duro Damon? Hum... essa eu quero ver!!! É cool pra série, mas... eles não tem nada a ver! (olha lá eu com meu ciúmes... rsrsrs) 

A melhor parte foi a redenção de Damon. Realmente ele ama Elena, de todas as formas possíveis.
Outra parte que ri e achei interessante foi a "explosão de Poder" de Damon depois de beber o sangue de Elena. "Cazzo"! rsrsrs Acho que ele matou tudo num raio de 20km ou mais. kkk

São 444 páginas de pura viagem na maionese. Leitura fluída e fácil, mas o que me matou foram alguns trechos que me deixaram pra lá de confusa. O que mais fiz foi voltar alguns parágrafos pra trás e ler de novo (odeio isso...).

Minha nota: 8



_______


- Gossips:


Falando nisso, vocês viram a foto com Ian Somerhalder e Paul Wesley que está aqui na página inicial do blog, lá embaixo? Edward Cullen que se cuide!!! rsrsrs




________


- Outras Capas:




-

12 comentários:

  1. Ainda nao li, comecei mas parei...
    sei la o seriado é tao melhor [concordo com vc plenamente] que nao tenho vontade de ler... nao gostei dos livros... de nenhum! mas nao goso de deixar uma serie de lado.
    ain, Damon é tudoooooo... tambem sou louca por ele...
    tenho a maior queda por viloes.
    enfim... as capas estrangeiras sao bem mais bonitas!
    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol!
    Ai que bom que alguém concorda comigo!!!
    O seriado é bem mais legal e Damon, bom, um verdadeiro pedaço de MAU CAMINHO mesmo! Isso sim é que é "vilão"! (se podemos o considerar como tal...rsrsrs)

    Bjs,
    Vick

    ResponderExcluir
  3. Uau,depois dessa resenha toda me deu até vontade de voltar a ler.Acontece,que eu iniciei a leitura de " Diários de Vampiros " e nunca terminei.Agora posso até pensar no caso.... ;)

    Eu queria mesmo era agradecer o seu comentário pelo apoio e fico feliz que tenha gostado...

    So, I see u soon..

    beijos

    ResponderExcluir
  4. bom vou ser sincera...
    naum sei qts livros do diarios do vampiro eu li, mas parei na parte em que a Helena morreu e dpois tentou se comunicare tinha uma coisa estranha q impedia.
    Não gostei dos livros, e acho que nem terminei o que estava lendo e nem pretendo, pq pela resenha percebi que vai ficar pior do que já era...
    o seriado eu gosto é bm melhor que os livros (na verdade só comeci a ler os livros por causa do seriado)...mas parei de olhar (por enquanto)
    bjus

    ResponderExcluir
  5. Nossa, pelo que eu vi o pessoal desistiu de ler DV. Tb pudera, sei q pra muitos de vcs a série tomou um rumo inesperado, além, é claro, do seriado ser melhor q os livros (desculpem-me pela sinceridade).
    Mas sou insistente, persistente e cabeçuda (rsrsrs) e continuo lendo a série. Quero ver onde tudo isso vai acabar...
    Na verdade acho q minha leitura é movida pelo seriado (e não o contrário, o q é lamentável...)
    Não é uma das minhas séries favoritas, mas me entretem afterall ;-)

    Myrla,
    Obrigada pela divulgação :-)

    Bjs pra todas vcs :-D
    Vick

    ResponderExcluir
  6. Uffa Santo poster rsrsrsr Salvou minha vida, oq q é isso? oq a L.J fez com O Diário do vampiro?. Comprei os 4 primeiros livros, terminei o segundo ontem 19/06, já estava pensando nos novos livros apos reunião sombria, mais chega!! deu um desanimo. rsrsrs
    To curiosa, sera que Elena não pode ser um anjo caído??rssrrsrs.
    Minha sede de leitura por diário do vampiro é sem sombras de duvida por causa da serie, mais vou parar no 4° livro e continuar com a serie que é bem melhor do que o livro,
    não quero me decepcionar, então é melhor parar, oque os olhos não "lê" o coração não sente rsrsrs.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Pois é Elaine... eu tb pensei em desistir, mas a curiosidade me venceu.
    Sério, tb não sei o q deu na cabeça da autora...
    Bjs,
    Vick

    ResponderExcluir
  8. Oi, pessoal.
    Também não gostei muito dos livros são meio sem graça.
    Prefiro a serie não só por causa do Damon, mas pelo fato de as coisas serem inesperadas e viverem mudando, como por exemplo o Damon no começo ele era o vilão e o Stefan o mocinho agora e o contrario adorei isso e espero mesmo que a Elena fique com o Damon, ele e muito mais bonito e acho que ele gosta de verdade dela.
    DELENA! DELENA! DELENA! DELENA! DELENA!

    ResponderExcluir
  9. EU diarios de um vampiro tenho a primeira e a segunda temporada

    ResponderExcluir
  10. EU Amooooo diarios de um vampiro tenho a primeira e a segunda temporada.

    ResponderExcluir
  11. Leidyanne Cavalcante5 de julho de 2012 às 17:35

    Já li todos,so ta faltanto O RETORNO.
    Concordo com os comentario a cima,os livros são bem diferentes da série.
    Mas vale apena lê são otimos também .

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...