21 de março de 2011

Carmilla, A Vampira de Karnstein - Joseph Sheridan Le Fanu

Um clássico vampírico somente para maiores!

Carmilla - A Vampira de Karnstein 
Livro de Bolso
Autor: Joseph Sheridan Le Fanu

Editora: Hedra
Assunto: Literatura Estrangeira / Romances / Ficção Terror
ISBN: 8577151646
ISBN-13: 9788577151646
1ª Edição / 2010149 Páginas


- Sinopse:

Carmilla (1872) exerceu papel chave na elaboração de Drácula (1897), sendo considerada a obra que forneceu a Bram Stoker a ideia e a inspiração para escrever seu romance. Contribuiu com vários elementos que se tornaram convenções da literatura vampírica e ajudou a cristalizar o caráter erótico associado ao vampiro, tão explorado depois da publicação desta novela.
Alicerçada na tradição folclórica do leste europeu e nas primeiras produções literárias sobre o tema, 'Carmilla' foi uma novela gótica populares no século XIX e, desde a filmagem, em 1932, de O Vampiro, de Carl Th. Dreyer, vem sendo objeto frequente de adaptações para o cinema.

Relato que haveria de formar o arquétipo do vampiro feminino na literatura universal, l, 'Carmilla', publicado pela primeira vez na revista The Dark Blue em 1871, é sem dúvida a obra mais famosa do irlandês Joseph Sheridan Le Fanu (1814-1873).
Além do desenho que este definiu à seu personagem central, fazem do mesmo uma peça maestral do nervo da ação, o vigor dos persoganes e o inquietante clima crepuscular, quase sempre à cavalo entre o dia e a notie, entre sonho e vigília, que imprega totalmente a obra.
___

Toda a história é narrada por Laura. Numa certa noite, diante do castelo da família de Laura, acontece um  acidente com uma carruagem, na qual se encontrava uma jovem extremamente bonita. A suposta mãe da menina pede ao pai de Laura que hospede a jovem, visto que ela estava debilitada e se recuperava de um outro acidente.
Sendo assim, a jovem Carmilla é convidada a se hospedar no castelo. Carmilla é uma figura alegre e exótica, totalmente oposta à apática, monótona e frágil Laura. Entre elas se desenvolve uma amizade intensa e, segundo o próprio autor, apaixonada.

Logo os estranhos hábitos de Carmilla despertam a desconfiança dos empregados do castelo. Ao mesmo tempo, várias meninas da redondeza do castelo são atacadas por uma estrangh "doença" que acaba as levando à morte.
Curiosa, Laura tenta descobrir mais sobre sua nova amiga ao mesmo tempo que tenta resistir a seus encantos e afugentar os pesadelos que a domina em suas tumultuadas noites de sono.
Adicionado à isso, temos elementos góticos e sombrios como o castelo e a vila.
Vemos ainda a paixão e desejo de Carmilla por Laura se manifestando através de palavras, toques, suaves beijos e até mesmo durante os pesadelos de Laura. Apesar de evidente, a questão do lesbianismo é colocada de forma sutil e implícita. E obviamente esse tema chocou o público em 1872.

_______

- Outras Capas:
 
 
 
-

Um comentário:

  1. Olá!!

    Conheci o livro através do Glossário de Black Butler, mangá publicado pela editora Panini... Realmente ele me despertou interesse.

    Gostei da resenha!!

    Até mais

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...