13 de março de 2016

Lucas e Nicolas - Gabriel Spits

#Fábrica231

Lucas e Nicolas, de Gabriel Spits, é um romance que fala diretamente com leitores adolescentes, abordando os relacionamentos, a sexualidade e as provações do cotidiano. Lançamento da Fábrica231, selo da Rocco.


Lucas e Nicolas
Um amor adolescente
Gabriel Spits
Fábrica231
2016
272 páginas

Lucas é um adolescente como qualquer outro: seu corpo cheio de hormônios o enche de desejos e sua cabeça de dúvidas. Na escola, Lucas é considerado um ‘loser’: tímido, péssimo nos esportes e muito inteligente, alvo constante de chacota dos alunos mais ‘populares’ e completamente inábil na arte da conquista amorosa. 
Mas, no caso de Lucas, algo mais o deixa vulnerável ao assédio dos colegas: ele é gay. E isso faz toda a diferença, principalmente em um ambiente conservador como na pequena cidade do interior paulista onde vive. 
A tanto sofrimento, soma-se uma novidade: recém-chegado da capital São Paulo, Nicolas é tudo o que ele não é: bonito, forte e popular. E é, talvez, justamente por isso, ou por algum outro motivo que ele não consegue identificar, que Lucas se apaixona pelo seu oposto – ou pelo seu complemento? Como lidar com isso? 

Pode-se considerar Lucas e Nicolas, lançamento do Fábrica231, um livro necessário. Com habilidade, o autor traça um perfil honesto de Lucas, um menino desprotegido e solitário em suas dúvidas e questionamentos acerca de sua orientação sexual. Sem interlocutores que possam ouvi-lo e orientá-lo, resta-lhe o sentimento de vergonha, deslocamento e medo. Afinal, o mundo parece não perdoar quem é diferente. Por conta disso, sofre toda sorte de agressões, verbais e físicas, numa homofobia que é negada conscientemente por seus perpetradores, mas muito presente na vida diária. 

Na impossibilidade de poder expressar seu afeto, Lucas corre para o abrigo da internet, onde faz um amigo, Matheus, gay assumido, mas que nunca viu ao vivo. Matheus é seu confidente e representa aquele jovem homossexual que tem orgulho de ser quem é. Assume seu caráter único e vive com intensidade toda uma cultura gay que se reflete em músicas, filmes e num linguajar muito peculiar. Ao desabafar sobre Nicolas, ele descobre com Matheus uma informação crucial sobre seu objeto de desejo. 

Nicolas é o típico aluno popular, forte, bonito e atlético. Mas, por trás de tanta fortaleza, esconde-se uma personalidade frágil, um menino com uma família desajustada, que o obriga a amadurecer cedo. Ele vem da capital para o interior, mas tem dificuldade de se adaptar. Sente saudades dos amigos de São Paulo, e de um em especial. Péssimo nos estudos, ele é obrigado a ter aulas particulares com o CDF do colégio: Lucas. E agora?

Lucas e Nicolas é um livro necessário, e não apenas porque pode se tornar um espelho na identificação com leitores adolescentes e jovens. É um livro para ser lido por pais, professores e adultos, que muitas vezes – e na maior parte das vezes – não sabem como lidar com o despertar da sexualidade de seus filhos, alunos, sobrinhos e netos. Deixe seu preconceito de lado e acompanhe esta história hilária e (pouco/muito) romântica, embalada pelos (melhores/piores) momentos de nossas vidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...