O Guardião
Nicholas Sparks
Desta vez, Nicholas Sparks me surpreendeu. O Guardião é um romance com toques de suspense e ação que dá a esta obra uma nova conotação ao estilo literário do mestre Sparks.
_________________________________________________
- Um Longo Caminho até o Happy End
Como se sabe, os personagens de Nicholas Sparks são sofridos e a batalha até o "happy end" não é fácil. E isso não é muito diferente neste livro.
Julie Barenson sempre teve uma vida difícil. Seu pai a abandonou quando ela ainda era uma criança e sua mãe foi sempre displicente com ela. Para piorar as coisas, sua mãe levava uma vida degradante arranjando namorados - a maioria homens de má índole - que incomodavam Julie. A gota d'água foi quando um dos namorados de sua mãe tentou obter "algo a mais" com Julie. Então, a jovem Julie saiu de casa e preferiu dormir nas ruas, aceitando pequenos serviços ultrajantes que pudessem lhe garantir ao menos um prato de comida. Um belo dia ela esbarra em Jim, um homem de bom coração que lhe paga um café da manhã decente e lhe oferece a oportunidade de mudar de vida. Mas isso consistiria em que Julie se mudasse para Swansboro na Carolina do Norte. Mas como acreditar num estranho?
Sem nada a perder, Julie aceita a oferta e lá, na pequena cidade de Swansboro, refaz sua vida. Empregando-se no salão de beleza de Mabel - tia de Jim - logo Julie e Jim se apaixonam e se casam. Mas 6 anos depois, Jim morre de uma doença incurável. Algumas semanas depois do ocorrido, Julie recebe um presente "posterior" de Jim: uma carta de despedida onde Jim promete protegê-la sempre e uma caixa com um filhote de cão dinamarquês. Para Jim, o pequeno cão faria companhia à Julia e a protegeria.
Desolada, nossa heroína segue sua vida ao lado de seu cão Singer e com o apoio de Mabel, Henry, Emma e de seu inseparável e adorável amigo Mike Harris.
E Mike... ah.... Mike.... o mecânico-faz-tudo e fofo-tudo-de-bom segue apaixonado por Julie...
De um jeito sutil o olhar de Mike voltou para eles. Julie estava de costas, por isso, felizmente, não podia ver que ele a observava. Se o pegasse olhando, talvez até acenasse, fizesse um sinal com a cabeça ou sorrisse. Ou, pior ainda, poderia ignorá-lo. As duas primeira opções o fariam se sentir um idiota, e a última partiria seu coração.
(Mike - pág. 59)
A amizade entre Mike e Julie é tão profunda que confidenciam segredos e tudo mais. Há anos Mike não tem uma namorada. E todos sabem a razão: é por causa de Julie. Todos enxergam e torcem que eles fiquem juntos - inclusive nós leitores! Mas Julie não quer estragar o relacionamento que tem com Mike e nem correr o risco de perdê-lo. Fora que sua consciência grita em reprovação: Mike era o melhor amigo de Jim, seu finado marido.
- Você me conhece como ninguém e é meu melhor amigo. Nada que me dissesse me faria achar que era apenas para me magoar. Se aprendi algo sobre você é que não é capaz de fazer algo assim. Por que acha que gosto tanto de sua companhia? Porque você é um homem bom. Um homem gentil.
(Julie - pág 121)
Qual é a linha que separa a amizade do verdadeiro amor?
Alguns anos depois da morte de Jim, Julie se sente pronta para amar novamente e começa a ter alguns encontros "nada sérios" - para desespero de Mike. Em um deles, Julie conhece Richard Franklin, um belo engenheiro que não mede esforços para agradá-la - e isso chega ser sufocante.
Julie então percebe que ela própria já não é mais a mesma pessoa e que ninguém poderia substituir a sensação de plenitude que tinha quando estava com Mike. Percebendo - enfim!!!! - que o amor esteve sempre ao seu lado o tempo todo, Julie se vê apaixonada por Mike - e não por Richard. Entretanto, essa escolha lhe custaria caro...
Obcecado, Richard não está disposto a abrir mão de Julie e passa então a persegui-la deixando-a em pânico e colocando Mike em perigo. E as coisas ficam mais tensas quando o passado misterioso de Richard vem à tona. #spoileralert
Julie pousou a mão no queixo, sustentando o olhar dele.Precisa de "LEGENDA" ou quer que "DESENHE", Mike?!?!?! #muitofofo
- Não vai demorar muito - continuou Mike. - Tenho certeza de que há uma dúzia de homens esperando uma chance de convidá-la para sair.
- Só preciso de um. - Ela deu um sorriso largo.
- Ele está em algum lugar - declarou Mike. - Eu não me preocuparia com isso.
- Não estou preocupada. Acho que agora sei bem o que procuro em um homem. Agora que tive alguns encontros, as coisas estão um pouco mais claras. Quero um homem bom. Um homem gentil.
- Bem, você merece um.
Julie não pôde evitar pensar que Mike às vezes era burro como uma porta. Tentou outra tática.
- E quanto a você? Quando vai encontrar alguém especial?
- Quem sabe?
- Com certeza vai. Isto é, se procurar. Às vezes a pessoa está bem debaixo do seu nariz.
(Julie e Mike - pág 122)
Esse romance é uma delícia! Mike é um fofo - me apaixonei por esse cara! E Singer, é um cão danado de inteligente. Com a presença inquietante de Richard, ficamos sempre em estado de alerta o que garante o toque de suspense que Sparks deu à trama.
_________________________________________________
- Enquanto isso, em Swansboro...
O Guardião era um livro que eu queria há muito tempo ler. A sinopse me achou a atenção e pela primeira vez senti que poderia encarar novamente um livro do mestre Sparks.
Particularmente, eu tenho uma certa resistência com os livros de Nicholas Sparks por causa do drama presente em suas obras. Além do mais, é sempre comum algum personagem morrer! Nos primeiros livros de Nicholas Sparks que li (vejam bem, eu não li todos!), geralmente era um dos personagens principais que morria (vide Um Amor Para Recordar, Uma Carta de Amor). E eu fico ligeiramente deprimida com esse tipo de história. Nunca fui adepta de dramas - para isso já bastam os nossos na vida real!
Mas O Guardião realmente me surpreendeu. Acredito que foi pelo toque de mistério e suspense que Nicholas deu a este romance. Ou, quem sabe, pelo fato de o casal principal sair "vivo" no final das contas rsrsrs- ops! spoiler!
Nicholas Sparks |
Os romances de Nicholas Sparks são sempre muito bons. E neste livro não foi diferente: é preciso em sua história, tem uma escrita envolvente e fácil, doses certas de romance água-com-açúcar misturadas com pitadas de suspense. Passamos de capítulo à capítulo com a respiração em suspenso esperando pelo que há de vir - tive que me segurar para não avançar algumas páginas e checar o que ia acontecer no final! #meaculpa
Outro aspecto positivo é que conhecemos o ponto de vista dos principais personagens - como Julie, Mike e Richard - em trechos com diálogos e divagações. Ou seja, viajamos de uma mente à outra e nos inserimos no contexto e na pele deles sem que percebamos.
Amei cada página! Leitura recomendadíssima!
Uma questão ficou martelando na minha cabeça após a leitura. O título do livro nos dá a ideia de que Julie possui um guardião. Mas pelas minhas contas, a afortunada mocinha tem três guardiões: Singer, Mike e Jim. Por quê Jim? Ele cuidou de Julie no começo da história e, no final do livro, bom, senti um " quê" sobrenatural... Não estou imaginando coisas, estou? E essa não é a primeira vez que o autor deixa no ar algo do tipo "coisa do além", correto?
_________________________________________________
- Colocaram Maionese na Ração!
Você sabia que Singer, o cão dinamarquês de Julie, é da mesma raça do Scooby-Doo? E o tamanho do bichinho é de arrepiar! Entretanto, é só o tamanho que assusta. A raça é conhecida por ser muito dócil e extremamente fiel a seus donos. Portanto, nada de provocar o dono de um cão dinamarquês ouviu bem?!?!?!
Fonte:Folha UOL |
_________________________________________________
- Trilha Sonora
Um canção antiga de Jimmy Buffet - foi escolhida pelo Mike!
_________________________________________________
- O Livro
O Guardião
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Assunto: Literatura Estrangeira / Romances
ISBN: 8580411149
ISBN-13: 9788580411140
1a Edição / 2013
352 Páginas
- Sinopse:
Quarenta dias após a morte de seu marido, Julie Barenson recebe uma encomenda deixada por ele. Dentro da caixa, encontra um filhote de cachorro dinamarquês e um bilhete no qual Jim promete que sempre cuidará dela.
Quatro anos mais tarde, Julie já não pode depender apenas da companhia do fiel Singer, o filhotinho que se tornou um cachorro enorme e estabanado. Depois de tanto sofrimento, ela enfim está pronta para voltar a amar, mas seus primeiros encontros não são nada promissores. Até que surge Richard Franklin, um belo e sofisticado engenheiro que a trata como uma rainha. Julie está animada como havia muito tempo não se sentia, mas, por alguma razão, não consegue compartilhar isso com Mike Harris, seu melhor amigo. Ele, por sua vez, é incapaz de esconder o ciúme que sente dela. Quando percebe que seu desconforto diante de Mike é causado por um sentimento mais forte que amizade, Julie se vê dividida entre esses dois homens.
Ela tem que tomar uma decisão. Só não pode imaginar que, em vez de lhe trazer felicidade, essa escolha colocará sua vida em perigo.
______________________________
muito boom, ameei o livroo *------*
ResponderExcluir