2 de janeiro de 2010

Cochichando na Biblioteca: Os Melhores e os Piores de 2009



Desafio!


A Bia do blog Livros de Bia  me fez uma espécie de "desafio" que consiste em indicar os melhores (e os piores) livros que passaram pelo Blog em 2009. Vai ser páreo duro, mas vou tentar:






- Melhor Livro de Suspense


Este ano não li nada relacionado à puro suspense. Logo, fico devendo uma indicação...
Entretanto, li ótimos livros de terror com uma pitada de suspense e, dentre eles, o melhor foi Pandora de Anne Rice (na verdade este livro é um romance).
___

- Melhor Livro de Romance

Ah, sem comentários... me apaixonei perdidamente por “Todo Ar Que Respiras” de Judith McNaught. Este romance começa numa velocidade vertiginosa e depois vem a revira-volta. Parece que os personagens tinham tudo nas mãos para serem felizes nas primeiras 50 páginas mas... daí você sente o chão se abrir e tudo desmoronar. Depois disso, devorei o resto do livro, varei a madrugada e me deliciei com os últimos capítulos. Emocionante e apaixonante!


Mas também devo mencionar que este ano esbarrei em outro romance que fez meu sangue ferver: “Sedução” de Nicole Jordan. Comprei-o pela capa - foi isso que me chamou a atenção. O mais curioso foi que ele acabara de ser lançado e o rapaz da livraria estava colocando ele na estante de lançamentos! Não hesitei e o trouxe pra casa, sem arrependimentos. Valeu, e como valeu...
Portanto, o trono de melhor romance do ano, para mim, terá de ser dividido entre Todo Ar Que Respiras e Sedução.
___

- Melhor Capa de Livro

Por ser uma romântica incurável (posso não demonstrar, mas sou terrivelmente passional...) escolho a capa de “Sedução” de Nicole Jordan – afinal, adquiri este “achado” pelo apelo visual da capa!
___

- Pior Capa do Ano

Como sempre digo, a capa do livro é o “convite” para a leitura. É a capa que nos chama a atenção; é ela que nos faz pegar o livro nas mãos para dar uma folhada e ler a sinopse. Daí, é um passo para a leitura. Esse ano tivemos capas belíssimas além de edições antigas repaginadas numa nova “embalagem”.
E nesses “prós e contras” do que é belo e do que é feio, não consegui identificar um livro para julgá-lo como pior capa. Existem capas medonhas sim e sei que algumas delas, lançadas este ano, nem condiziam com o conteúdo do livro. E se eu for comentar sobre elas, de certo serei crucificada por muitos de vocês... rsrsrs Por isso, abstenho-me!
___


- Autor Surpresa do Ano

Rachel Gibson, sem dúvidas. A escrita leve e atual encontrada em Sem Clima Para o Amor e Sempre ao Seu Lado (ambos lançados em português em 2009) me surpreenderam. Não é para menos que Rachel tem feito bastante sucesso lá fora...
___


- Livro Decepção:

A Prova do Mel de Salwa Al-Neimi. Sem comentários... Se quiser saber o porquê, leia minha resenha...
___

- Melhor Personagem Feminina

Kate Donovan de “Todo Ar Que Respiras”. A razão é simples: mesmo se sentindo usada por seu amor (mas na verdade não foi), ela seguiu em frente, batalhou, criou o filho, prosperou, perdoou e... caiu nos braços do homem que é “meu sonho de consumo” rsrsrs Kate é show!

Fora Kate, outra heroína é Maddie Jones de “Sempre ao Seu Lado”. Ela é PPTO (pau pra toda obra): porreta, auto-suficiente, desencanada, destemida e resolvida. Ela poderia facilmente comer o “fígado” de Mick Hennessey no café da manhã e acabar com sua reputação de “garanhão”, mas não foi bem isso que ela fez... Não pensem besteira: ela dobrou o cara direitinho! rsrsrs
___


- Melhor Personagem Masculina

Ah, Mitchel Wyatt de “Todo Ar Que Respiras”, paixão da minha vida. FOREVER!!! Sexy, charmoso, rico, obstinado, direto, sabe o que quer e... temperamental. Isso mesmo, temperamental – no bom sentido!
E seguido de perto por Lord Damien Sinclair de “Sedução”, o pecado em forma de homem... pelos céus!
___


- Melhor da Nora Roberts

Confesso que Nora Roberts não é meu forte – ainda sou “novata” em seus romances. Não sei se é o melhor de Nora Roberts mas, como estou lendo “Virtude Indecente” (lançado este ano) , é esse livro que indico.
___

Como acredito que não dá para parar por aqui, resolvi criar mais alguns tópicos para nossa eleição de 2009 ficar um pouquinho mais completa:


- Melhor Romance Juvenil ou Chick-Lit

Todos da série “A Mediadora” de Meg Cabot. Jesse é um gato fofíssimo e hermoso! E Suzannah é danada e destemida. Esse casal teen me conquistou!

___


- Melhor Romance Ficção

Precisamos falar alguma coisa sobre “Amanhecer” de Stephenie Meyer? Não. É top e pronto!
Ah, mas deixo um adendo para Diários do Vampiro (O Despertar e O Confronto – ambos lançados na versão em português em 2009)
___


- O Livro Mais Esperado de 2009

No meu caso não posso dizer que foi Amanhecer porque eu já o havia lido em inglês. Mas deixo alguns que me fizeram perder o sono antes mesmo de chegarem às prateleiras:

Para Sempre de Alyson Noel
O Símbolo Perdido de Dan Brown
Diários do Vampiro (O Despertar e O Confronto)

___

- Um Achado em 2009

Houveram alguns livros que encontrei por acaso e valeu a leitura. Alguns outros eu procurei  desesperadamente! Eis:

Meu Querido Guerreiro e A Dança das Sombras de Julie Garwood
Doce Triunfo de Judith McNaught (vocês nem imaginam a dor de cabeça que esse livro me deu... como diria a letra da música: “ andei andei andei até encontrar”)



___


Convido à todos vocês a participarem deste desafio! 
Indiquem seus melhores e piores livros de 2009.


Bjs,
Vick

6 comentários:

  1. Ela tb me pediu que fizesse a lista, mas não tenho memória pra me lembrar dos que eu li rs...a facul atrapalhou um bocado minhas leituras, eu li mtaaa coisa pra lá...ainda mais pra criar meu artigo!!

    Bom Domingo!!!
    Miquilis

    Bru =]

    ResponderExcluir
  2. Acho que vou fazer uma listinha assim no meu próximo post.
    :*
    http://www.365livrosporano.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu li bastante livros...

    Para mim os melhores livros do ano ficam entre dois na minha percepção de ter adorado : a menina que brincava com fogo e Percy jackson.
    Pior : Memórias de um livro, eu fiquei um mes enrolando para le lo todo, historia parada.

    Meu adoro esse bloggggg
    se quiser alguem para postar a mais, me chama vickkk
    bjokass

    ResponderExcluir
  4. Oi Vicky!! Que pergunta interessante!!kkk

    Os melhores de 2009 - Adoro a saga da Mary Janice Davidson (Rainha Betsy)me acabo de riri com ela..kkk, gosto muito tb da mediadora, mas p mim n sei... acho q foi pq queria muito ler e n me decepcionou foi Casorio!? de Marian Keyes.

    Os piores de 2009 - Me desculpem os fãs mas.. n gostei da saga crepusculo n.. ela começou bem , mas lua nova é um fracasso (desculpe a palavra, mas p n esculhambar de vez o fim do livro é bom), ja o terceiro e o quarto previsivel demais... Outro que me decepcionou foi (sabe como é caramba.. passei tanto tempo lendo esse livro pra que!!)é o Fadas na Escuridão-Encanto Fatal de Melissa Marr, eu não recomendo essa saga...

    Adoreiii.. e vou colocar no meu blog tb.. ve o q o pessoal acha..kkk...

    =*

    ResponderExcluir
  5. Meninas,
    Obrigada pelos comentários. Vcs são demais!!!!

    Bjs,
    Vick

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...