9 de abril de 2010

O Autor: Alexandre Dumas

Alexandre Dumas (pai)

Primeiro de tudo, devemos separar Alexandre Dumas pai de Alexandre Dumas filho. O "pai" é autor de obras como "Os Três Mosqueteiros" e "O Conde de Monte Cristo". Já o "filho", é autor de "A Dama das Camélias".


Alexandre Dumas (pai), nasceu em Villers-Cotterêts no dia 24 de julho de 1802 (região de Aisne, próximo a Paris) e faleceu em Puys em 5 de dezembro de 1870. Seu nome de batismo era Dumas Davy de la Pailleterie.
Era neto do marquês Antoine-Alexandre Davy de la Pailleterie e de uma escrava negra, Marie Césette Dumas. Seu pai foi o General Dumas, grande figura militar de sua época.



- Sua Carreira Literária:

Aexandre Dumas era um romancista francês.

Dumas escreveu artigos para revistas e peças para teatro enquanto esteve me Paris. Em 1829 foi produzida sua primeira peça, Henrique III e sua Corte, alcançando sucesso de público. No ano seguinte, sua segunda peça, Christine, também obteve popularidade. Como resultado, tornou-se financeiramente capaz de trabalhar como escritor em tempo integral.
Em 1830, participou da revolução que depôs o rei Carlos X de França e substituiu-o no trono pelo ex-patrão de Dumas, o Duque d'Orléans, que governaria com o nome de Luís Filipe de França, alcunhado de Rei Cidadão.

Após meados da década de 1830 o país começou a se industrializar e, com uma economia em crescimento e o fim da censura à imprensa, o escritor Alexandre Dumas começou a ganhar destaque.

Depois de escrever mais algumas peças de sucesso, passou a se dedicar aos romances. Tinha um estilo de vida extravagante e sempre gastava mais do que ganhava. Entretanto, como um esperto divulgador, em 1838 reescreveu uma de suas peças para criar sua primeira série em romance intitulada "O Capitão Paulo" (em francês Le Capitaine Paul).

Em 1840, casou-se com a atriz Ida Ferrier, mas manteve suas amantes. Teve pelo três filhos fora do casamento e um deles recebeu o seu nome. Mais tarde este filho seguiu seus passos na carreira de escritor. Como têm o mesmo nome e profissão, um é chamado Alexandre Dumas pai (Alexandre Dumas, père - em francês) e o outro Alexandre Dumas, filho (Alexandre Dumas, fils).

Alexandre Dumas, pai, escreveu romances e crônicas históricas com muita aventura que eram largamente apreciados e fizeram muito sucesso, entre eles:

- O Conde de Monte Cristo

- Os Romances de D'Artagnan:
Os Três Mosqueteiros (Les Trois Mousquetaires, 1844)
Vinte anos depois (Vingt Ans Après, 1845)
O Visconde de Bragelonne (Le Vicomte de Bragelonne, ou Dix ans plus tard, 1847) - (do qual faz parte O Homem Com a Máscara de Ferro)

- Os Romances Valois:
A Rainha Margot (1845)
A Dama de Monsoreau (1846)
Os Quarenta e Cinco (1847)

- Memórias de um Médico
Joseph Balsamo (1849)
O Colar da Rainha (1850)
Ange Pitou (1851)
A Condessa de Charny (1853)
O Cavaleiro da Casa Vermelha (1854)

Com a deposição do rei Luís Filipe após uma revolta, não foi visto com bons olhos pelo presidente recém-eleito, Napoleão III, e em 1851 Dumas partiu para Bruxelas aproveitando também para fugir de seus credores. De lá partiu para a Rússia, um país onde o francês era considerado a segunda língua e, consequentemente, suas novelas também eram populares. Passou dois anos na Rússia e depois partiu em busca de aventuras e inspiração para mais histórias.
Em março de 1861, Vítor Emanuel II se tornou o rei da Itália. Nos três anos seguintes, Alexandre Dumas se envolveu na luta pela unificação da Itália e retornou a Paris em 1864.
Apesar do sucesso e das ligações aristocráticas de Alexandre Dumas, sua vida sempre foi marcada por ser mulato. Em 1843, escreveu uma curta novela intitulada Georges, que chamava atenção para alguns aspectos raciais e para os efeitos do colonialismo.

Quando faleceu, Dumas foi sepultado no local onde nasceu, no cemitério de Villers-Cotterêts. Em 30 de novembro de 2002, sob as ordens do presidente francês Jacques Chirac, seu corpo foi exumado e numa cerimónia televisiva, seu caixão foi transportado até o Panteão de Paris (mausoléu onde grandes filósofos e escritores da França estão sepultados) por quatro homens vestidos como os mosqueteiros Athos, Porthos, Aramis e D'Artagnan.

Em seu discurso, o presidente Chirac disse:
"Contigo, nós fomos D'Artagnan, Monte Cristo ou Balsamo, cavalgando pelas estradas da França, percorrendo campos de batalha, visitando palácios e castelos, contigo, nós sonhamos."

Fonte: Wikipedia

________


- Confira Sobre "O Conde de Monte Cristo":


O Conde de Monte Cristo - Alexandre Dumas (filme)
O Conde de Monte Cristo - Alexandre Dumas (livro)
O Autor: Alexandre Dumas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...