23 de outubro de 2010

Um Encontro Inesperado - Rosamunde Pilcher (Resenha)


Leitura da Semana

Antes de ler "Encontro Inesperado", eu havia lido dois outros romances de Rosamund Pilcher, a autora do famoso "Os Catadores de Conchas". São eles: "O Carrossel" e "O Fim do Verão". Até então eu não conhecia nada sobre o estilo de Rosamunde. Nos dois primeiros livros que li senti que são romances onde os temas "família" e "escolhas" estão sempre presentes. Além disso, o desfecho é sempre rápido demais - acho que foi por esse motivo que também senti que os livros sempre me deixam a sensação de "algo a desejar".
Todos são sempre romances sutis, ternos e muito descritivos (a autora tem verdadeira adoração por paisagens e lugares!)

Mas dos que já li, gostei muito de "Um Encontro Inesperado". É um pouco mais dinâmico e menos enfadonho. Se você quiser começar sua leitura no universo de Rosamunde Pilcher, aconselho começar por este então ;-)
_______

- Resenha:

O romance no começo dá um verdadeiro nó na cabeça: Caroline Cliburn mora com seu irmão mais novo, Jody, na mansão de sua madastra Diana. Diana, por sua vez, é viuva do pai de Caroline e recentemente casou-se com  Shaun, seu amor de juventude. Caroline tem ainda outro irmão mais velho, o rebelde e autosuficiente Angus, que não mora com eles.
Diana é uma mulher jovem e aristocrata que gosta de ter tudo a sua volta correndo de forma previsível e conforme o que deseja. Sendo assim, ela arma e planeja meticulosamente o casamento de sua enteada Caroline com Hugh, seu irmão mais novo. Assim tudo permaneceria "em família".

Caroline se deixa levar pelas escolhas de Diana, pois a ama muito e acredita que, mesmo não amando literalmente Hugh, o respeito e carinho que tem por ele já seria o suficiente para uma vida confortável e previsível ao seu lado.

Com o casamento de Caroline se aproximando, Jody fica desesperado pois seu futuro ao lado da madastra e do marido não lhe parece nem um pouco animador. E Jody convence Caroline à procurar Angus, o irmão errante, na esperança que Angus pudesse ficar com ele.
Escondidos de Diana, Caroline e Jody iniciam uma empreitada em busca de Angus, saindo de Londres em direção à Strathcorrie na Escócia. Em meio à uma nevasca violenta, Caroline bate o carro no muro próximo à mansão Cairney. Com frio e sozinhos em meio a nevasca noturna, Caroline e Jody vão a pé até a mansão e lá são recebidos por Oliver Cairney, irmão do recém falecido dono.

Paralelamente é contada a história de Oliver. Ele havia recentemente chegado de Londres, onde morava, para o enterro de seu irmão mais velho. Seu intento era se desfazer da Fazenda Cairney e de todas as felizes lembranças de seu tempo de infância ao lado do irmão. Só queria um pouco de paz para colocar as coisas em ordem e assim poder voltar para sua vidinha em Londres. Mas seus planos foram interrompidos com a chegada de dois jovens congelados batendo à sua porta fora de horas...
Intrigado com a história de Caroline, Oliver os acolhe por alguns dias até que a nevasca cesse e a estrada melhore. Assim Caroline poderia seguir viagem em busca de seu irmão.

Comum nos livros de Rosamunde Pilcher, os protagonistas principais acabam sempre descobrindo novas formas de felicidade. Redescobrem suas origens e, finalmente, conscientizam-se da necessidade de tomar as rédeas do próprio destino.

Ademais, como toda história, tem sempre um vilão ou vilã para comprometer a felicidade do casal. Nesse caso é Liz, uma jovem rica e manipuladora que julga "amar" Oliver. Ela sempre usara o amor que o irmão de Oliver sentia por ela para se aproximar de Oliver. Que coisa feia!

Entre tropeços e artimanhas do destino, Caroline e Oliver definitivamente terão que encontrar o verdadeiro caminho de suas vidas. 
Será que o cômodo casamento de Caroline com Hugh seria o suficiente para ela?
Será que a vida descompromissada que Oliver levara até agora seria o suficiente para ele?

Ambos tem muito a aprender um com o outro...

Mais uma vez, o tema preferido é: "Escolhas"!
_______

- O Livro:


Um Encontro Inesperado
Autora: Rosamunde Pilcher


Editora: Bertrand Brasil
Assunto: Literatura Estrangeira / Romances
ISBN: 8528609901
ISBN-13: 9788528609905
5ª Edição / 2003
240 Páginas


- Sinopse:

Caroline viaja à Escócia na esperança de reencontrar um irmão que não vê há muitos anos e voltar a tempo para se casar com um homem que a sua madrasta, mulher de personalidade forte e marcante, acha adequado para a enteada.
Uma súbita nevasca, contudo, irá deixá-la isolada numa casa com um jovem que está se recuperando de uma tragédia em sua vida. Ambos estão prestes a cometer erros terríveis, e talvez esse encontro consiga salvar e libertar um ao outro.

___

- Outras Capas:
 
______

- A Autora:

Rosamunde Pilcher possui uma longa e aclamada carreira como escritora de romances e contos. Foi, porém, "Os Catadores de Conhcas", fenômeno de vendas que tocou fundo no coração de todps que o leram e elevou a autora à categoria de uma das mais queridas contadoras de histórias da literatura contemporânea. Desde então, ela se tornou uma das autoras mais lidas e adoradas em todo o mundo.
Vive atualmente em sua casa de campo próxima a Dundee, na Escócia, com o marido Graham.
______

- Na Aba:

Caroline viaja à Escócia na esperança de reencontrar um irmão que não vê há muitos anos e voltar a tempo para se casar com um homem que sua madrasta, mulher de personalidade forte e marcante, acah adequado para a enteada.
Uma súbita nevasca, contudo, irá deixá-la isolada numa casa com um jovem que está se recuperando de uma tragédia em sua vida.
Ambos estão prestes a cometer erros terríveis e talvez esse encontro consiga salvar e libertar um ao outro.
___


- Na Contra Capa:

Quando alguém lê um romance de rosamunde Pilcher, entra imediatamente em um mundo todo especial, onde as emoções afloram direto do coração. Um mundo que desvenda sutilmente os laços que unem os seres humanos uns aos outros - as alegrias e tristezas, os desencantos e mal entendidos, e os momentos perfeitos, quando nos encontramos em verdadeira harmonia.
Um mundo pleno de personagens familiares, envolventes e acima de tudo, agradáveis, com as vidas de pessoas comuns e seus amores suavemente se abrindo para nós.
___

- Tips Interessantes:

A expressão dela era de completa mudez, o lábio inferior protuberante, como se estivesse inchado, em uma expressão tíica de criança mimada. Ele pegou o guardanapo da bandeja e o amarrou em volta de seu pescoço com força, como se tivesse claras intenções de esganá-la. A seguir, levantou a tampa da tigela de sopa.
- Se você me forçar a comer isso, eu posso de repente passar mal e vomitar de novo - disse ela , falando as palavras com clareza.
- E se você vomitar de novo... - disse Oliver, pegando a colher - eu posso de repente bater em você.
- E pretende bater agora mesmo ou só depois que eu me recobrar? - perguntou ela de modo amargo com o lábio inferior tremendo por causa da injustiça de tal ameaça.
- Agora e depois! - disse Oliver, com brutalidade. - Vamos, abra a boca!
(Oliver e Caroline - pag 161 / 162)
___

- Caroline, a vida é muito curta para ficar olhando  por trás dos ombros. Só serve para você dixar de olhar para a frente, tropeçar e dar de cara no chão. É por isso que eu gosto de olhar sempre para a frente.
(Oliver para Caroline - pag 186)
___

- Eu mesma deveria ter contado. Não sei por que não contei. - E depois se corrigiu: - Eu "não sabia" o motivo de não ter contado.
- E agora já sabe?
- Já! - respondeu ela, sem saída.
- Caroline - disse Oliver. - Antes que você diga mais alguma coisa, eu queria que soubesse que... quando você for se casar de verdade com alguém, eu não quero que seja com outra pessoa, a não ser comigo.
- Mas você não vai se casar com Liz?
- Não.
(Caroline e Oliver - pag 229)

_______


- Meus Comentários:

Como todos os personagens de Rosamunde Pilcher, nem os heróis nem as heroínas são perfeitos. Têm defeitos e muitos! 
Caroline, por exemplo, no começo é apática a tudo e espera que decidam por ela. É seu irmão Jody quem tem iniciativa e puxa Carolina de volta à "ação", à vida.
Oliver, o charmosão da história, tem uma queda "vertiginosa"por mulheres bonitas, incluindo a xarope da Liz. É  rude quando contrariado. 
Liz é uma garota esnobe, mimada e manipuladora. Ama Oliver por capricho e passa por cima de todos para que as coisas saiam do jeito que "ela" quer.
Sacou? São tão "humanos" quanto nós, pobres mortais! rsrsrs

Por isso que digo que são personagens muito mais próximos da nossa realidade. Tem traumas, desejos, anseios como todos nós. Tem bons e maus momentos e definitivamente não são perfeitos, nem de longe!

Gostei desse livro apesar de achar, mais uma vez, que o romance acontece muito rápido e o desfecho também.
Caroline conhece Oliver por acidente (literalmente), tem conflitos, momentos de ternura e se apaixonam sem perceber em questâo de dias. Dias mesmo! A história do romance se passa em, digamos, 4 ou 5 dias! Isso pode acontecer??? Vixi!!!

De resto vale conferir.

Minha nota: 8
-

2 comentários:

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...