16 de novembro de 2009

Twilight - Semana Especial da Saga de Stephenie Meyer




SEMANA ESPECIAL "TWILIGHT SAGA"

Quem me dera que meu pescocinho fosse mordido por um vampiro como Edward... ahhhh....


- Falando Ainda Mais Sobre Twilight:

Esta semana é para lá de especial. Lua Nova, o segundo filme da série Twilight está chegando aos cinemas! E nada mais justo e honrado do que dedicar esta semana à esta série que amo-de-paixão!!! Um livro por dia. Está bom para vocês?

Twilight é uma da série de 4 livros que explodiu em vendas e arrebatou fãs de todas as idades e nacionalidades. Também, quem não se apaixonaria por um vampiro boa pinta, romântico, bonzinho e lindo como Edward Cullen? Ou por um lobo danado de bom e com pegada como o Jacob? Hein???


Bom, minha paixão foi à primeira vista. Isso mesmo, já começou, sem querer, pela sombria capa do primeiro livro. E olha que o livro tinha acabado de chegar por aqui e eu nem sabia do que se tratava... Daí foi um passinho para ficar aficcionada, como todo leitor de Twilight!

Se sou fã? Sou, mas não tão “alucinada” assim. Tudo bem que tenho mais de 2.000 fotos sobre Twilight lá no meu orkut... rsrsrs
________

- Vampiros de Sangue Novo

Stephenie Meyer foi “abençoada” ao inovar a imagem dos vampiros e lobos (nada de lobisomens, ok?). Quem esperaria que um vampiro pudesse andar à luz do dia, permacessesse acordado 24hs dia (dia após dia), não se alimentasse exclusivamente de sangue humano, não temesse o Sol, nem água benta, nem crucifixos? Quem pensaria que um vampiro pudesse se controlar a tal ponto de poder conviver lado a lado com meros humanos, mortais insignificantes, sem nem se quer serem percebidos? E que fossem cultos, extremamente fortes e terrivelmente charmosos mesmo com suas presas de fora? Ninguém havia pensado nisso antes, não nessa magnitude!


Claro, mas estes vampiros os quais estamos falando não se transformam em morcegos, não dormem em caixões (nem precisam de camas pois eles não dormem mesmo!) e nem se transformam naquele pozinho negro quando o perigo se aproxima – nestes casos, conforme Edward diria: “Mito!”


E quem imaginaria que “lobos” não precisassem de lua cheia para se transformar (digo “lobos” pois bem lá no fundo não existem “lobisomens” nesta série, existem? ;-)), que se controlassem mesmo transformados e que tivessem o “dom” da regeneração rápida? Nossa, é coisa de “X-Men” mesmo! Rsrsrs

Tudo isso deu novo sangue para a literatura vampírica. Como a fênix, este ser “mitológico”  de presas perigosas renasceu das cinzas! Não demorou muito para outras séries literárias, mais velhas mas menos conhecidas, tomarem forma e ocuparem os corações de vários leitores como Vampire Diaries (Diários do Vampiro, cuja série televisiva estreiou na Warner no início de Outubro/09 – o primeiro livro desta série “O Despertar” já está disponível nas livrarias; o segundo livro “O Confronto” chega agora no começo de Novembro); The Southern Vampire Mysteries (que inspirou a série True Blood, transmitida pela HBO e que já está caminhando para a terceira temporada – os dois primeiros livros da série já aportaram por aqui: “Morto Até o Anoitecer” e “Vampiros em Dallas”); House of Night (já com duas publicações em português – Marcada e Traída – e o terceiro – Escolhida - chegando agora no final de Novembro); Vampire Academy (o primeiro livro, Beijo da Sombras, também já invadiu nossas livrarias no início deste ano).
Assunto sobre este tema é o que não falta!

________

- Vampiros x Lobisomens

Não é de hoje que Vampiros e Lobisomens são inimigos naturais. Os lobisomens (ou “homens lobo”) foram criados para serem escravos e protetores dos vampiros. Na mitologia vampírica, os “lobos” eram os guardiões dos castelos onde os vampiros habitavam. Eram eles que durante o dia “viagiavam” e “protegiam” o sono de seus mestres. Com o tempo, os lobisomens se revoltaram e tornaram-se inimigos mortais dos vampiros, passando também a serem poderosos e temidos por sua força.
Como uma boa pedida para entender um pouco mais sobre essa antiga “rixa”, aconselho que assistam a trilogia de “Anjos da Noite”. Coexistência pacífica, nem pensar!



Em Twilight voltamos a ver a eterna discórdia e antipatia entre vampiros e lobos (no caso, metamorfos). Várias lendas indígenas diziam que seus mais bravos guerreiros tinham o poder de se transformar em lobos, águias. No caso de Twilight, como num passado distante os Cullen atacavam os “lobos” (então descendentes do povo Quileute) para saciarem sua sede, logo criou-se uma hostilidade entre as partes. Hostilidade essa que nos remete diretamente às tais lendas indígenas antigas e à eterna rivalidade mitológica entre vampiros e lobisomens.






________

- As inspirações clássicas de Stephenie Meyer

Já comentei em posts anteriores que Stephenie Meyer se inspirou na literatura clássica para compor sua história e as características de seus personagens. Não é raro vermos citações de Jane Austen e Shakespeare em seus livros, assim como Emily Brontë.

Quem não se lembra das citações de abertura de Lua Nova com um trecho de Romeu e Julieta? Ou então Bella argumentando com Edward em Eclipse sobre a paixão obsessiva de Cathy e Heatcliff de O Morro dos Ventos Uivantes?

Impossível não perceber. Stephenie Meyer já disse em várias de suas entrevistas que sua influência literária veio dessas raízes clássicas.

 
- As Inspirações em Cada Livro

Twilight foi vagamente inspirado em Orgulho e Preconceito de Jane Austen. Semelhança? Não. Mera coincidência... rsrsrs

Lua Nova, bom, em Romeo e Julieta:
“Estas alegrias violentas têm fins violentos/ Falecendo no triunfo, como fogo e pólvora/ Que num beijo se consomem.”
Lembram disso?

Eclipse em O Morro dos Ventos Uivantes – Edward obsessivo por Bella assim como Heatcliff era por Cathy? Não vejo onde... rsrsrs

E Amanhecer em Midsummer Night’s Dream de Shakespeare.

* Confira o ótimo post, na íntegra, sobre as inspirações, citações e epígrafes de Twilight em: As “inspirações clássicas” de Stephenie Meyer para a série “Twilight”
________

- Os Livros:


Em Novembro de 2008, Crepúsculo (Twilight) chegou aos cinemas meio que “de mansinho”. Os fãs que já haviam lido os livros lotaram as sessões de cinema. Logo a seguir, a empolgação foi tanta que novos fãs apareceram, fazendo com que o filme ficasse em cartaz por muito mais do que dois meses! Fora que a venda dos livros mais que triplicou. Não era raro naquela época encontrarmos os novos fãs carregando um exemplar de Crepúsculo debaixo do braço – tsic tsic... mas afinal, nunca é tarde para ler (e se apaixonar) por Twilight.

Já nessa mesma época, Lua Nova, o segundo livro da série, ainda permanecia nas prateleiras dos mais vendidos nas livrarias e, logo a seguir, começou a disputar um espaço com Eclipse, o terceiro volume.


 Só no início deste ano é que chegou Amanhecer, o tão esperado último volume da série – aquele volume “infeliz” que deixa a gente com a sensação de “acabou?”. Pois é, ficamos órfãos...


Boatos sobre a continuação da série ainda persistem. Stephenie até iniciou um quinto volume, intitulado Midnight Sun, que recontaria a história do primeiro volume, Twilight, pelo ponto de vista de Edward Cullen. Mas o projeto não foi para frente. Os rascunhos dos primeiros doze capítulos de Midnight Sun vazaram na internet e a autora se sentiu desmotivada e triste, acabando por desistir de “reescrever” a história.

O projeto de Stephenie seria interessante e inovador. Nunca ninguém tentou recontar a mesma história com outros olhos. Enquanto isso, continuamos rezando para que Stephenie dê ouvidos a seus alucinados fãs e continue dessa forma com a série Twilight – seja dando continuidade à Midnight Sun ou prosseguindo do ponto de Breaking Dawn, o que seria também extremamente interessante. Afinal de contas, os Volturi ainda têm que acertar as contas com os Cullen, não é? E Renesmee ainda tem um história com Jacob a ser contada. Bem que mais uns 4 livros não iriam fazer mal a ninguém...


Ainda, há spoilers sobre um outro livro chamado Russet Noon que seria uma visão dos fatos através de Jacob Black – este não sendo de Stephenie Meyer, mas sim de uma tal de Lady Sybilla.

Não sei se vocês sabem, mas houve um outro "livro" (se assim podemos dizer) chamado Forever Dawn (Eterno Amanhecer), também de Stephenie Meyer. Entretanto este livro foi substituído (e divido) por New Moon e Eclipse como continuação de Twilight.
 ________



- Os Filmes:

Voltando aos filmes... Crepúsculo ficou em cartaz mais tempo do que outros filmes. A bilheteria de um único final de semana pagou o orçamento do filme todo! O investimeto no primeiro filme foi baixíssimo, mas o retorno excelente.

Os atores principais viraram celebridades da noite para o dia. Assumiram contratos milionários e passaram a ser os novos rostos da série (assim como o trio principal de Harry Potter). Robert Pattinson (Edward Cullen), Kristen Stewart (Bella Swan) e Taylor Lautner (Jacob Black) passaram a ser assediados e adorados pela mídia e pelos fãs, é claro. Já era de se esperar que surgissem diversos boatos sobre o namoro “escondido” entre Robert e Kristen, até então, sempre negado por ambos. Mas vai saber! Spoilers, fofocas , cenas e fotos pra lá de comprometedoras estão sempre aparecendo na net e na mídia...

Quem mais ganhou na história (além de Stephenie, é claro) foi a Summit – o único estúdio que apostou na versão cinematográfica desses livros.
Ninguém queria a série... Sério, primeiramente foi difícil que Stephenie conseguisse uma editora que quisesse publicar seus livros. Depois, a Summit apareceu apostando numa série que nem sabia se passaria do primeiro filme. Por isso o investimento no primeiro filme foi baixo e quase sem efeitos especiais.
Com o sucesso de Crepúsculo, logo a Summit tratou de fechar com Stephenie a produção dos outros livros. Não é pra menos que em menos de um ano após o lançamento de Crepúsculo, Lua Nova esteja perto da estréia (20/11/09) e Eclipse tenha acabado de ser gravado. Isso sim que é garantir o contrato dessa franquia milionária! Nesse ritmo, Eclipse deve aportar por aqui no ano que vem (previsto para o final de Junho de 2010) e Amanhecer no ano seguinte (2011). Ótimo! (mas poderiam encurtar as estréias... rsrsrs)


A pré-venda para Lua Nova, que estréia em 20/11/09 no Brasil, já está a todo vapor. Muitos dos fã-clubes já fecharam sessões inteiras!

Eu ainda não adquiri meu ingresso e sei que vou penar. Como já contei diversas vezes, fui à pré-estréia de Crepúsculo no ano passado e mal consegui ouvir o filme dada a tamanha gritaria das fãs alucinadas. Resultado: mais tarde tive que encarar outra sessão – como se isso fosse algum sacrifício descomunal... rsrsrs


Ironia do destino ou não, em Lua Nova o ator que interpreta Aro, Michael Sheen, já esteve do “outro lado”: ele já foi o líder dos lobisomens em “Anjos da Noite” – aquele que se rebelou contra os vampiros e desencadeou uma luta sanguinária entre as espécies – mil perdões, mas neste caso os vampiros mereceram levar uma surra dos lincantropos...


A estréia de Eclipse está prevista para Junho de 2010 e Amanhecer para 2011 (sem data definida). Em Eclipse tivemos algumas alterações no elenco: por incompatibilidade na agenda, saiu a atriz Rachelle Lefevre (que interpretava a perigosa vampira Victoria) e entrou Bryce Dallas Howard no lugar.
________


- Apologias

Mudando de alhos para bugalhos...

A apologia ao nome de Renesmee é bem interessante. Não fica só na junção dos nomes Renée e Esme, nomes das mães de Bella e Edward respectivamente. Vai mais além. O apelido é Ness ou Nessie. Alguém já ouviu falar do Loch Ness, ou o Lago Ness? Sim, aquele lago que deu origem à contos aterrorizantes sobre o monstro do Lago Ness. Pois bem, Renesmee não deixa de ser um monstro ou aberração, assim como o monstro do Lago Ness. Afinal, ninguém sabe ao certo o que ela é e que perigos pode oferecer. Apologia ou não, eu vejo dessa forma...



* Veja no Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Monstro_do_lago_Ness)

A escolha dos nomes, por Stephenie, para os personagens de Twilight também foi bem interessante. Isabella seria o nome que Stephenie daria a sua filha, se tivesse uma (nota: ela tem 3 meninos); Edward era um clássico do século XIX; Jacob é o nome de seu mais querido irmão.
________

- Na Net

Para quem realmente curte a série de Stephenie Meyer, indico um site muito bom em inglês que é o Twilight Guide. Em português, indico o Forfolks, Twilight Team e o Twilight Brasil.
Também tenho um blog que indico com carinho que é o Twilight Universe (em português). Mas existem tantos outros! Como eu já disse: fonte de informação sobre a série é o que não falta!
________

- Meus Comentários


Meus comentários para a série continuam os mesmos:

O primeiro livro, Crepúsculo, é o "água-com-açúcar" da série.

O segundo, Lua Nova, o mais "revoltante" de todos!

O terceiro, Eclipse, o do triângulo amoros "explosivo".

E o quarto, Amanhecer, cheio de "fortes emoções" e “pancadaria”.

Independente de ser considerada “literatura juvenil”, os livros da série evoluem de um volume para outro. Os personagens crescem, assim como a complexidade da trama. Tudo envolve amadurecimento, escolhas que são feitas e suas consequências.

Twilight é gostoso e simples de se ler. Vale REALMENTE a pena.

Você ainda não leu? Impossível! Então não sabe o que está perdendo...




4 comentários:

  1. OIii Vickkk
    Ah que posts maravilhosos de Twilight.
    Lua Nova esta aiiii Aeee
    Tantos livros, tantos produtos que nos deixam loucas hauaha

    Bjokasss
    Sorteando livro no blog passa lá...

    brigada pelos selinhosss

    ResponderExcluir
  2. Ah!! Eu amo esse casal...ops mais o Ed, né?

    Bjokasss

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...